O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) está em ação desde o último dia 13 de novembro para garantir a segurança durante o encontro do G20, que reúne líderes globais e uma vasta programação cultural paralela. A operação preventiva conta com cerca de 70 militares e 20 viaturas mobilizados diariamente. O esquema especial de segurança vai até esta quarta-feira (20), feriado da Consciência Negra.
Estrutura e atuação
A operação inclui veículos terrestres, como ambulâncias, caminhões e motos, além de viaturas aquáticas, como motos aquáticas e barcos infláveis. O reforço de efetivo está focado principalmente em dois locais estratégicos:
- Boulevard Olímpico: Sede da programação cultural do U20, que ocorre paralelamente ao G20.
- Museu de Arte Moderna (MAM): Local das reuniões principais da cúpula, que reúne representantes de 55 delegações, 40 países e 15 organismos internacionais.
Além disso, o CBMERJ realiza ações preventivas ao longo das rotas das comitivas e em pontos de grande fluxo de turistas e autoridades, estendendo o monitoramento até o feriado.
“Os bombeiros fazem parte desta força-tarefa para garantir a tranquilidade durante o período do G20 e feriados. Os militares estarão distribuídos em pontos estratégicos para contribuir no atendimento a ocorrências diversas que vão desde resgates a combate a incêndios,” afirmou o governador Cláudio Castro.
Ocorrências registradas
Nos primeiros dias de operação, o CBMERJ já respondeu a algumas situações de emergência:
- Sexta-feira (15/11):
- Uma colisão envolvendo uma viatura do Exército Brasileiro deixou duas vítimas na Estrada do Camboriú, em Guadalupe. Elas receberam os primeiros-socorros e foram encaminhadas ao Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ), na Vila Militar.
- Sábado (16/11):
- Um caminhão da delegação vietnamita capotou na Linha Vermelha, próximo à Cidade Universitária. Duas pessoas sofreram ferimentos leves e recusaram encaminhamento hospitalar.
- Uma pessoa foi resgatada por uma embarcação do CBMERJ após cair na água durante shows na Praça Mauá, na noite de sábado. A vítima teve ferimentos leves.
- Domingo (17/11):
- Não foram registradas ocorrências graves.