O livro “Augusto Malta Revival” está de volta. Depois de um lançamento no final de 2023, quando esgotou toda a tiragem, a obra retorna em formato de financiamento coletivo (cujo prazo se esgota no dia 24 de novembro) e apenas 150 cópias disponíveis. O livro apresenta 60 imagens do Rio mesclando o antigo com o novo e revelando diferenças entre arquitetura, costumes, meios de transporte e urbanização da cidade.
Trata-se do projeto de 10 anos do fotógrafo Marcello Cavalcanti, o que começou a fazer as montagens digitais em 2013, re-fotografando a cidade pelos mesmos ângulos do célebre Augusto Malta (1864-1957), fotógrafo oficial da Prefeitura do Distrito Federal, que registrou o Rio no início do século XX, durante o “bota-abaixo” do prefeito Pereira Passos. O DIÁRIO DO RIO e a Sérgio Castro Imóveis já apoiaram o trabalho.
Batizado de “Augusto Malta Revival”, o projeto fotográfico viralizou e, em 2015, ganhou uma exposição no Centro Cultural Light. Em 2023 o livro foi lançado, com uma palestra, roda de conversa e exposição das imagens no telão de um cinema lotado. A tiragem inicial, de quase 500 cópias, se esgotou rapidamente.
No financiamento coletivo (ou crowdfunding) os interessados fazem uma pré-compra do livro, na plataforma Benfeitoria clicando neste link aqui. O preço é o mesmo do lançamento, R$ 220. Caso a campanha chegue na meta estipulada (cerca de R$45 mil reais para produção dos 150 livros) a gráfica roda a produção e todos os colaboradores recebem seus livros em casa, ainda em dezembro. Caso a meta não seja atingida, o valor da pré-compra será automaticamente estornado pela própria plataforma a todos que participaram.