Último dia do “megaferiado”, nesta quarta-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, o esquema especial montado para o G20 passa por mudanças foram no trânsito e no transporte público.
Apesar do feriado, nesta quarta-feira, o Aterro do Flamengo (Avenida Infante Dom Henrique) e a orla da Zona Sul (Avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica) estão liberadas ao tráfego de veículos. Isto porque ainda são feitos os deslocamentos de delegações que estiveram na Cúpula do G20. Interdições pontuais para a passagem dessas comitivas podem ocorrer ao longo do dia. Por isso, as áreas de lazer não estão liberadas. Antes das 9h, equipes da prefeitura, através da CET-Rio, começaram o recolhimento das grades das pistas.
Está liberado o estacionamento em vias da Zona Sul, antes bloqueadas para a realização da Cúpula do G20, nos bairros de Copacabana, Leme, Ipanema, Leblon e São Conrado e na Zona Oeste, na Barra da Tijuca.
As estações do MetrôRio abriram às 7h, e o serviço segue normalmente até às 23h, com operação normal das linhas 1, 2 e 4, com todas as estações abertas para embarque e desembarque. Já o VLT Carioca volta a operar normalmente as linhas 1, 2, 3 e 4, entre 5h e 23h.
Segundo a CET-Rio, a operação de todas as faixas reversíveis da cidade segue suspensa nesta quarta-feira. São elas:
Período da manhã
Avenida Lúcio Costa
Avenida Prefeito Mendes de Moraes
Avenida Niemeyer
Orla da Zona Sul (avenidas Delfim Moreira, Vieira Souto e Atlântica)
Linha Amarela
Períodos da tarde e noite
Rua Jardim Botânico
Rua Teixeira Soares