Pintora Djanira terá mais de 200 obras disponíveis em plataforma digital

Entre os trabalhos de destaque da artista estão 'Alambique' e 'Casa de Paraty', ambas de 1967

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Instituto Djanira (Foto: Divulgação)

Está marcado para o próximo dia 9 de dezembro o lançamento de uma plataforma digital com mais de 200 obras da pintora Djanira da Motta e Silva (1914 – 1979). A ferramenta do Instituto Pintora Djanira terá pinturas, gravuras e desenhos da artista.

Obras como ‘Alambique’ e ‘Casa de Paraty’, ambas de 1967; as gravuras Sem título (malabarista), 1958, são alguns dos destaques. Há também desenhos, como Engomadeira, 1954, e estudos de ilustração para o livro “Campo Geral”, de Guimarães Rosa.

Além de catalogar e digitalizar obras, a nova plataforma reunirá documentos e textos que abordam aspectos como a economia da linguagem, o uso de planos concisos e a organização geométrica das figuras que caracterizam a poética da artista.

A plataforma pertence ao acervo artístico gerido por Eduardo Taulois (sobrinho do historiador baiano José Shaw da Motta e Silva, companheiro da pintora paulista), que detém os direitos autorais por sucessão.

A proposta é que seja um centro de referência em torno da obra dessa importante artista. Pretendemos estimular a reflexão sobre o legado deixado por ela, a fim de reafirmar sua potência e contribuição para a discussão de questões relevantes para a atual produção artística brasileira”, disse Eduardo ao jornal O Globo. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pintora Djanira terá mais de 200 obras disponíveis em plataforma digital
lapa dos mercadores 2024 Pintora Djanira terá mais de 200 obras disponíveis em plataforma digital

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui