O Museu do Pontal, na Barra da Tijuca, oferece neste fim de semana uma programação especial dedicada à arte de contar e ilustrar histórias, com atividades gratuitas que prometem encantar públicos de todas as idades.
Destaques da programação
- Sábado (23/11), às 16h:
- Contação de histórias africanas com Anderson Barreto
O artista multilinguagem e educador apresenta a lenda de Iroko, árvore sagrada do povo iorubá, guardiã dos segredos do tempo e símbolo de ancestralidade e memória.
- Contação de histórias africanas com Anderson Barreto
- Domingo (24/11), às 16h:
- Oficina de xilogravura com Stenio Diniz
Neto de José Bernardo da Silva, o mais importante editor de Literatura de Cordel do Brasil, Stenio ensina a técnica de impressão manual com madeira e isopor, proporcionando uma experiência prática e criativa.
- Oficina de xilogravura com Stenio Diniz
Atividades fixas do fim de semana
- Bebês no Museu:
- Todos os domingos, às 10h e às 11h, atividades para bebês de 6 meses a 3 anos, com música, histórias e movimento inspirados na cultura popular.
- Visita Musicada:
- Sábados e domingos, às 11h e 15h, visitas guiadas pelo acervo do museu.
- Baú de brinquedos populares:
- Sábados e domingos, às 12h e 17h, com brinquedos tradicionais como ioiôs, bilboquês e piões, estimulando brincadeiras ao ar livre na praça-jardim do museu.
Exposições em cartaz
O Museu do Pontal também apresenta nove exposições em cartaz, incluindo:
- “José Bezerra e artistas do Vale do Catimbau” (até junho de 2025): Obras de madeira em grandes proporções de artistas pernambucanos.
- “J. Borges – O Sol do Sertão” (até 30 de março de 2025): Mais de 150 obras do renomado xilogravurista e cordelista J. Borges.
- Outras mostras coletivas como Novos Ares, Brincares e Terra Terra – O Jequitinhonha e suas tradições.
Sobre o Museu do Pontal
Reconhecido como o maior museu de arte popular do Brasil, o Museu do Pontal abriga mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros. Seu acervo foi coletado ao longo de 45 anos pelo designer francês Jacques Van de Beuque, destacando a diversidade cultural e artística do país.
Serviço
- Local: Museu do Pontal – Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca, RJ
- Horário: Quinta a domingo, das 10h às 18h (acesso às exposições até 17h30)
- Programação: Gratuita
- Mais informações: museudopontal.org.br