Enquanto turista, você já voltou de certas viagens com a sensação de que, de alguma forma, foi surpreendido, seja em relação ao custo-benefício, a comida local ou a simpatia dos moradores do destino escolhido? Um levantamento recente sobre o assunto mostrou que a maioria dos brasileiros admitiram não apenas que isso acontece com frequência, mas que a visita a três estados específicos os deixaram positivamente surpresos em 2024 — São Paulo, Bahia e Minas Gerais. No ranking, o Rio de Janeiro aparece em oitavo lugar.
Os dados dos chamados “destinos surpreendentes” acabam de ser divulgados pela Preply, plataforma que, para compreender as experiências turísticas da população no ano que está prestes a se encerrar, pediu que respondentes de Norte a Sul compartilhassem suas retrospectivas anuais de viagens, bem como as expectativas quando o assunto é fazer as malas em 2025.
Entre a maioria dos entrevistados pela plataforma — 8 em cada 10 disseram ter viajado ao menos uma vez durante o ano, no geral por lazer (81%) —, de fato, a sensação geral é a de fechar um novo ciclo com mais leveza: para 64,7% deles, viver boas experiências enquanto viajantes nos últimos doze meses reduziu seus níveis de estresse consideravelmente nesse período, cooperando para dias de mais bem-estar mesmo em meio aos desafios.
Metodologia
Para compreender a retrospectiva e expectativas de viagens da população, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país. Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 10 questões, que exploraram suas experiências turísticas ao longo de 2024, os destinos mais surpreendentes do ano e o planejamento para visitar novos lugares nos próximos doze meses. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.