A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vai participar da 4° Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica 2024 (SNEPT), com oito projetos aprovados. A instituição é a segunda com o maior número de selecionados para o evento, que acontecerá em Brasília, desta terça-feira (26/11) até o dia 28 de novembro.
“Fico muito orgulhoso de ver os alunos da Faetec ganhando espaço em um evento de tamanha relevância como este. Acredito que são jovens como esses que irão moldar o futuro do Brasil, criando soluções que impactam positivamente a sociedade. Essa participação também é uma prova do quanto investir em ciência, tecnologia e educação faz a diferença”, declarou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes.
O objetivo da feira é promover a educação profissional e tecnológica, reunindo educadores, gestores, alunos e especialistas de todo o Brasil, com foco nos temas de inovação, sustentabilidade e inclusão. Durante três dias, os participantes poderão trocar experiências, discutir melhores práticas e explorar inovações que impactam a formação técnica e profissional.
“Estamos muito felizes em ter nossos projetos reconhecidos em um evento tão importante. A Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica é uma oportunidade única para compartilhar nossas iniciativas e contribuir para o avanço da educação no Brasil”, afirma o presidente da Faetec, Alexandre Valle.
O evento aborda temas essenciais como novas metodologias de ensino, integração de tecnologia na educação e a importância da formação contínua dos profissionais. A Faetec permanece empenhada em encontrar soluções inovadoras que transformem o ensino e preparem os alunos para os desafios de um mundo em constante evolução.
Para o Paulo Henrique Fernandes, aluno da Escola Técnica Estadual Santa Cruz, “participar desse evento é uma oportunidade única e extremamente enriquecedora. Tenho certeza que isso irá somar no meu futuro profissional, esse tipo de experiência é fundamental, pois além de ser um aprendizado pessoal, também é uma forma de dar visibilidade à educação profissional e tecnológica, mostrando como ela pode transformar a realidade e oferecer novas oportunidades de ensino prático para todos”.
Projetos de inclusão e sustentabilidade
Alunos da Escola Técnica Estadual Henrique Lage vão apresentar duas iniciativas, a Caixa Inteligente para separar e armazenar componentes elétricos para a construção de circuitos; e o Relógio Interativo que viabiliza a comunicação entre pessoas com deficiência na fala e assistentes virtuais.
No projeto Gaia suSTENtável, da Escola Técnica Juscelino Kubitschek, um grupo de meninas irá apresentar um protótipo de sistema de irrigação automático para horta escolar.
A Escola Técnica Santa Cruz também terá alunos com dois projetos: o protótipo de cromatógrafo líquido com materiais comerciais e acessíveis, com uma técnica adaptada de separação de misturas químicas; e uma proposta de comunicação inclusiva que será apresentada por meio de material audiovisual.
Tecnologia e inovação
Entre os projetos selecionados, o Minerva, tem o objetivo de integrar tecnologias inovadoras e sustentáveis para promover a eficiência energética em diversas aplicações. Um dos focos principais do projeto da Escola Técnica Visconde de Mauá, é o uso de drones, que podem ser empregados para monitorar e otimizar o consumo de energia em áreas urbanas e rurais.
Já os estudantes da Escola Técnica Amaury Cesar Vieira foram selecionados para participar da feira com a ferramenta Mais ajuda: plataforma para contatar cuidadores de idosos e PCD’S, planejada a fim de conectar pessoas ou familiares com necessidades especiais a cuidadores qualificados para atender a cada usuário; Os alunos da unidade também tiveram o projeto de descarte de lixo eletrônico selecionado. A iniciativa propõe uma aplicação WEB para auxiliar nesse tipo de descarte.