Apesar de um início tardio, às vésperas de dezembro, o Natal Imperial 2025 está pronto para iniciar suas atrações nesta sexta-feira (29/11). Em comparação com edições anteriores, a decoração deste ano foi significativamente reduzida, consequência direta da “falência orçamentária” anunciada pela Prefeitura de Petrópolis.
Diferente do ano passado, este ano, as atrações serão concentradas apenas no Palácio de Cristal. Desde a semana passada, estão sendo montadas decorações mais simples, incluindo uma árvore de Natal de 25 metros e a tradicional Casa do Papai Noel.
A redução das atrações e a falta de divulgação foram recebidas com insatisfação pelo setor turístico, o que deve impactar negativamente a economia da cidade. A expectativa é que a menor atratividade deste ano resulte em uma diminuição no fluxo de turistas, afetando o comércio local e os serviços relacionados ao turismo.
A cerimônia de abertura, marcada para as 19h do dia 29, contará com uma apresentação especial do Coral de Petrópolis e uma orquestra sob a regência do maestro Rodrigo d’Avila. O repertório incluirá a peça “Gloria”, de Antonio Vivaldi, com a participação do Coro Bienias e Prim.
Ainda na mesma noite, a Caravana da Coca-Cola percorrerá as ruas da cidade em um percurso de 20 quilômetros, com chegada prevista à Praça da Liberdade às 22h20.
O Palácio de Cristal também servirá como um polo gastronômico, oferecendo 27 espaços dedicados a quiosques, food bikes e restaurantes, garantindo uma variedade de opções culinárias para os visitantes.
O Natal Imperial, que se consolidou ao longo dos anos como a segunda data comemorativa e cultural de maior movimento na cidade, fica atrás apenas da Bauernfest. Para se ter uma ideia do impacto econômico, a edição de 2019, a última antes da pandemia, atraiu cerca de meio milhão de visitantes e movimentou R$ 300 milhões na economia local.
Serviço
Natal Imperial
- Data: De 29 de novembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025
- Local: Palácio de Cristal (Rua Alfredo Pachá, s/n)
Horários de Funcionamento do Palácio de Cristal:
- Segunda a quinta-feira: 12h às 22h
- Sexta e sábado: 10h às 23h
- Domingo: 10h às 22h
- Dias 24 e 31 de dezembro: 10h às 17h
- Dia 25 de dezembro e 1º de janeiro: 16h às 20h