Maioria dos empreendedores do Rio opta por não repassar aumento de custos ao cliente

Pesquisa do Sebrae revela dificuldades e estratégias de sobrevivência dos pequenos negócios no estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma sondagem realizada pelo Sebrae revelou que os pequenos empreendedores do estado do Rio de Janeiro enfrentam desafios significativos. Entre os principais obstáculos apontados estão a falta de clientes, o aumento dos custos operacionais e as dívidas acumuladas. Apesar das adversidades, a pesquisa indica que 55% dos empresários decidiram não repassar o aumento de custos aos consumidores, enquanto 43% repassaram os acréscimos de forma parcial ou total.

De acordo com Tainá Alves, coordenadora de Relacionamento Digital do Sebrae Rio, é essencial que os empreendedores busquem qualificação contínua para superar os desafios. “Quem empreende precisa estar atento às melhores práticas do ramo empresarial. Portanto, o empreendedor precisa buscar capacitações que possam desenvolver técnicas de argumentação de vendas para aumentar e fidelizar clientes, além de aprofundar os conhecimentos em finanças para fugir das armadilhas que possam surgir na jornada empreendedora”, destaca.

Faturamento em queda para grande parte das empresas

O levantamento também aponta uma retração significativa no faturamento de pequenos negócios no estado. Em agosto de 2024, 38% das empresas relataram uma diminuição nos rendimentos em comparação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, 29% dos negócios mantiveram o mesmo nível de receita, enquanto apenas 28% registraram um aumento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Maioria dos empreendedores do Rio opta por não repassar aumento de custos ao cliente

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui