O Instituto Politécnico (IPRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), inaugura supercomputador capaz de prever catástrofes como inundações e auxiliar nas medidas de contenção desses eventos. O equipamento recebe o nome de Escola de Sagres e é resultado da colaboração entre instituições científicas e tecnológicas de países da Bacia Atlântica, capitaneada pelo Centro de Pesquisa Internacional do Atlântico (AIR Centre), uma organização não-governamental com sede no Arquipélago de Açores, em Portugal.
Um dos objetivos do AIR Centre é formar uma rede colaborativa dedicada a estudar os desafios e prioridades referentes às questões ambientais sobre a Bacia Atlântica, estruturando-se em quatro áreas de pesquisa: oceanos, clima, espaço e energia. A articulação que possibilitou a aquisição do equipamento inclui instituições de países como Brasil, Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Colômbia, Guatemala, Marrocos, Nigéria, Angola e Cabo Verde, além do financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
O computador foi inaugurado em julho deste ano e seu nome faz alusão a uma escola de navegação que teria existido em Portugal no século XV. Uma das aplicações práticas do supercomputador é prever onde vão ocorrer inundações e programar como podem ser emitidas medidas mitigatórias dos efeitos de eventos extremos, como intervenções de engenharia e alarmes.
Segundo a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) da Uerj, Elizabeth Macedo, essa parceria possibilita pesquisas oceanográficas e atmosféricas muito mais consistentes na região do Atlântico. “Poderemos ter modelagens computacionais de maior escopo em torno da questão ambiental”, afirma.
O Escola de Sagres também poderá ser utilizado em diversas pesquisas já em curso no IPRJ e em outros campi da Uerj que envolvam modelagem computacional, aplicações em engenharia, aplicações densas de inteligência artificial e inteligência computacional que demandam alta capacidade computacional e ferramentas estatísticas.