Agora é oficial! Rio de Janeiro e de Niterói oficializaram a candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-americanos de 2031. No fim da manhã desta terça-feira (3/11), as cidades entregaram a carta que confirma a postulação.
O documento foi entregue ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Paulo Wanderley, no Centro de Treinamento do Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk, na Zona Oeste do Rio.
Prefeito do Rio, Eduardo Paes destacou a importância que eventos como o Pan e as Olimpíadas possuem na construção da imagem da cidade.
“Os Jogos Pan-Americanos têm uma complexidade grande pois são muitos eventos acontecendo em áreas urbanas. Rio e Niterói representam o aglomerado urbano que é a Região Metropolitana do Rio de Janeiro”, disse Paes.
O chefe do executivo municipal carioca afirmou que acredita que a candidatura conjunta larga com vantagem por ter uma infraestrutura estabelecida por conta dos eventos esportivos anteriores.
O prefeito adiantou que o projeto de Vila Olímpica para o Pan de 2031 seria no Porto Maravilha, para ficar mais próximo de Niterói.
“Os equipamentos esportivos estão bem mantidos, se olharmos opara estrutura de Deodoro e, em breve, teremos o Museu Olímpico para falar da história dos Jogos de 2016”, completou Paes.
Cada país pode apresentar apenas uma candidatura. Além da parceria entre Rio e Niterói, São Paulo também é postulante a receber as competições esportivas continentais.
A Panam Sports é a responsável pela realização dos Jogos Pan-Americanos e, em Assembleia Geral no próximo ano, fará a escolha da sede do evento em 2031.
O COB tem até o dia 31 de janeiro de 2025 para apresentar a candidatura brasileira à entidade continental.
Não entendo. O parque olímpico não daria lugar ao parque temático “Imagine”?
O Rio não pode tocar mais um evento sozinho? Niterói tem royalties pra gastar a revelia do povo.