A tradicional Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, situada na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro, recebe neste sábado (07/12), um recital natalino com a Camerata Uerê, do Complexo da Maré. O evento gratuito acontece às 10h30, com o objetivo de iniciar a programação de Natal, unindo educação e cidadania por meio da música. O recital conta com apoio do DIÁRIO DO RIO DE CULTURA, da Sergio Castro Imóveis e da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.
A Camerata Uerê, criada em 2013 pela violinista francesa Constance Depretz, então residente no Rio de Janeiro, reúne 30 alunos do Projeto Uerê, com idades entre 7 e 18 anos, que tocam violino, viola, violoncelo, baixo e percussão. Desde 2016, integra o programa Música no Museu – Rio de Janeiro, de Sergio Costa e Silva, considerado o maior circuito musical da cidade.
Entre 2016 e 2017, a inciativa realizou 17 concertos por ano, marcando sua presença no cenário musical carioca. Em 2017, um de seus violinistas se apresentou em Nova York ao lado de Bebel Gilberto, a convite da Orphaned Starfish Foundation. No ano seguinte, abriu a temporada com um concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com espetáculos previstos ao longo de todo o ano.
As atividades da Camerata Uerê ocorrem no Complexo da Maré, com aulas e concertos viabilizados pelo apoio da sociedade civil, transformando a realidade de milhares de crianças e jovens da comunidade. O projeto social já realizou apresentações em praças públicas, no Consulado Geral de Portugal no Rio, no Copacabana Palace, no Centro Cultural Banco do Brasil e no Cristo Redentor, em homenagem aos 30 anos da Chacina da Candelária.
Agora, na Igreja dos Mercadores, o grupo leva a magia do Natal para mais um espetáculo especial. A responsável pelo Projeto Uerê, Yvonne Bezerra de Mello, ressalta a importância dessa apresentação. “A Camerata Uerê é formada por alunos e ex-alunos do Projeto Uerê e existe desde 2012. Realizamos muitos concertos ao longo do ano, e tocar em igrejas como a dos Mercadores valoriza a cultura e o patrimônio. Com certeza, os jovens ficarão emocionados pela beleza deste lugar histórico, o que torna essa apresentação ainda mais especial”, comenta.
Um marco histórico no Rio de Janeiro
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, uma das mais antigas do Rio, teve sua construção iniciada em 1743 e foi inaugurada em 1750 pela Irmandade dos Mercadores. Em estilo barroco, o templo passou por ampliações nos anos 1860 e recebeu influências do rococó com os esforços dos comerciantes do Centro, então capital do Império.
Na esquina da Rua do Ouvidor com a Travessa do Arco do Teles, a igreja preserva um rico acervo histórico. O medalhão de pedra em sua fachada foi escondido durante a invasão francesa liderada por Villegagnon. No interior, a sacristia abriga uma bala de canhão disparada pelo encouraçado Aquidabã durante a Revolta da Armada, em 1893. A imagem de Nossa Senhora da Fé, que caiu da torre destruída pelos tiros, perdeu apenas dois dedos e permanece preservada no local, considerada um milagre.
A igreja pertence à Irmandade dos Mercadores, fundada por mascates e comerciantes do Centro da Cidade devotos de Senhora da Lapa, e se tornou um ícone do Centro Histórico do Rio.