A Orquestra Petrobras Sinfônica, em parceria com o Sesc RJ e o Theatro Municipal do Rio, celebrará os 90 anos de seu diretor artístico e maestro titular, Isaac Karabtchevsky, com um concerto gratuito na Praça da Cinelândia, em frente ao teatro. A homenagem acontecerá no dia 27 de dezembro, às 19h.
O público poderá apreciar um repertório que inclui obras de grandes compositores, como o movimento final de “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky, “Marcha Radetzky”, de Johann Strauss, “Bolero”, de Maurice Ravel, “Dança Húngara nº 5”, de Johannes Brahms, e “Valsa do Imperador”, de Johann Strauss Jr.
A música brasileira também estará presente com a “Toccata – Trenzinho do Caipira”, da obra “Bachianas Brasileiras nº 2”, de Heitor Villa-Lobos. Para encerrar a noite, a orquestra interpretará as danças “Trepak” e “Valsa das Flores” de “O Quebra-Nozes” e a “Abertura 1812”, ambas de Tchaikovsky.
“O ano de 2024 foi dedicado a Isaac Karabtchevsky, um maestro que dedicou sua vida à música e à democratização da cultura”, destaca a Orquestra Petrobras Sinfônica. Juntos, realizaram suas primeiras turnês internacionais, passando pelo Uruguai e pela Argentina.
Isaac Karabtchevsky: Uma vida dedicada à música
Maestro idealizou projetos que democratizaram o acesso à música clássica no Brasil.
Isaac Karabtchevsky é reconhecido por sua contribuição para a popularização da música clássica no Brasil. Em 1972, idealizou o Projeto Aquarius, que levou a música erudita a um público mais amplo. Um dos marcos do projeto foi a encenação da ópera “Aída”, de Verdi, em 1986, na Quinta da Boa Vista, com um público de 200 mil pessoas.
O maestro também esteve à frente de programas televisivos como “Concertos Para a Juventude” e “Concertos Internacionais”, transmitidos pela TV Globo, com o objetivo de aproximar os jovens da música clássica.
Em caso de chuva, o concerto será transferido para o dia 28 de dezembro, no mesmo horário.