Polícia Militar do Rio começa a usar nova farda com foco em conforto e segurança

Primeiras 8,5 mil unidades serão usadas por soldados e cabos; nova etapa marca modernização da corporação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A partir da próxima segunda-feira, soldados e cabos da Polícia Militar do Rio de Janeiro começam a usar o novo uniforme da corporação. O modelo, desenvolvido por uma equipe técnica especializada, foi inspirado nas fardas de batalhões do Comando de Operações Especiais (COE) e das Forças Armadas, com o objetivo de oferecer mais conforto, funcionalidade e segurança aos agentes.

A substituição do uniforme será feita de forma gradual, iniciando por essas duas patentes. O primeiro lote distribuído contém 8,5 mil fardas, que serão utilizadas tanto nas ruas quanto em serviços internos da PM. O governo estadual já anunciou a abertura de uma nova licitação para aquisição de mais unidades, com o objetivo de atender todo o efetivo da corporação.

“Mais conforto e unidade visual”

De acordo com o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, os novos uniformes representam um avanço significativo nas condições de trabalho dos policiais. “Os novos uniformes vão proporcionar melhores condições de trabalho para os nossos policiais. São mais adequados para a atividade policial e vão assegurar a unidade visual da instituição, pois não haverá diferença de tonalidades”, destacou o coronel.

A nova farda mantém a tradição visual da corporação ao adotar o tom azul-marinho em todos os seus modelos, mas inclui inovações tecnológicas que refletem um compromisso com modernidade e eficiência.

Características do novo uniforme

A nova farda da Polícia Militar do Rio foi projetada com um tecido mais leve e tecnológico, que oferece:

  • Proteção contra raios ultravioleta (UV)
  • Resistência a água e óleo
  • Tintura de alta solidez, garantindo uniformidade na cor
  • Velcro de alta qualidade, para melhor ajuste e funcionalidade

Essas melhorias visam aumentar o conforto e a eficiência dos policiais durante suas atividades, especialmente em um estado com clima quente como o Rio de Janeiro.

Substituição do gorro por boinas

Outra mudança importante no uniforme é a substituição do gorro pela boina, uma medida tomada após estudos que apontaram o aumento no campo visual dos policiais durante o patrulhamento. No entanto, o gorro será mantido em alguns batalhões que têm a cor branca como tradição, como o Comando de Polícia Rodoviária (CPRv), o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e o Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (Bepe).

Modernidade com respeito à tradição

Apesar das inovações tecnológicas, o novo uniforme reflete o compromisso da Polícia Militar com a modernização sem abandonar sua identidade histórica. Ao incorporar elementos que proporcionam mais conforto e segurança aos policiais, a corporação busca alinhar sua presença nas ruas a um padrão visual que inspire confiança e reconhecimento pela população.

A nova etapa de modernização marca um avanço significativo para os agentes, ao mesmo tempo em que reforça a importância da tradição e do simbolismo das cores e padrões da PM do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Polícia Militar do Rio começa a usar nova farda com foco em conforto e segurança

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui