Carioca da semana: Sanjeev Chowdhury, Cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Sanjeev Chowdhury

O Carioca da Semana desta semana não nasceu no Rio de Janeiro. Tampouco no Brasil. Ele é canadense. No entanto, exercendo a função de Cônsul Geral do Canadá na Cidade Maravilhosa, Sanjeev Chowdhury já faz parte do Rio. Sanjeev ganhou a Medalha Pedro Ernesto e será Embaixador do Turismo no Rio de Janeiro. Amante da cidade, ele conhece vários restaurantes cariocas. Como disse anteriormente, Sanjeev é parte do Rio.

Em 1995, Sanjeev se juntou ao Serviço Canadense de Relações Exteriores. Serviu no exterior: em Mumbai, na Índia, como Vice-Cônsul e Assistente de Comércio Internacional (1997-2000). Além disso, ocupou uma série de posições em Ottawa, capital do Canadá, incluindo a de Secretário de Imprensa do Ministro das Relações Exteriores e Diretor de Operações para o Vice-Primeiro-Ministro e para o Ministro das Finanças. Em 2003, foi nomeado Cônsul-Geral do Canadá para a cidade de Ho Chi Minh (Vietnã) para cumprir um mandato de três anos.

Chowdhury, Sanjeev_8856_BalfourPhoto

Depois de toda essa trajetória, Sanjeev Chowdhury chegou à Cidade Maravilhosa: “No dia 15 de agosto de 2011, o  então Primeiro-Ministro do Canadá, o honorável Senhor Stephen Harper, me nomeou Cônsul Geral do Canadá para o Rio de Janeiro por três anos” diz Sanjeev, que revela um de seus grandes feitos nesse cargo:

Em 10 de julho de 2014, consegui que a icônica estátua do Cristo Redentor, uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, fosse iluminada com as cores vermelha e branca, em comemoração ao Dia do Canadá, pela primeira vez em 83 anos de história da estátua. O evento foi televisionado ao vivo em todo o Canadá pelo nosso canal nacional (CBC – Canadian Broadcasting Corporation), que estava no Rio para cobrir a Copa do Mundo de Futebol” lembra.

Cristo Redentor com as cores do Canadá

Ainda em 2014, o mandato de Sanjeev estava prestes a acabar quando ele recebeu a notícia de que o então Ministro das Relações Exteriores do Canadá John Baird queria que o Cônsul permanecesse no Rio de Janeiro por mais dois anos, para que estivesse presente durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Em 26 de março de 2015, fui eleito o Decano do Corpo Consular do Rio de Janeiro, por ser o Cônsul-Geral servindo no Rio há mais tempo. Nessa função, sou responsável por três estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, com relação sobre negócios entre as empresas canadenses e brasileiras nesses lugares. Também cuido de canadenses que estão viajando ou residindo nesses três estados e precisam de alguma ajuda consular” destaca Chowdhury.

Para receber o título de Embaixador do Turismo no Rio de Janeiro, Sanjeev Chowdhury foi indicado pelo Doutor Rawlson de Thuin, um dos atuais Embaixadores: “Sinto-me muito honrado por ser nomeado para essa função. Pretendo ser um grande promotor do Rio de Janeiro para o mundo afora” afirma o Cônsul Geral do Canadá.

DSC_0161

Sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, Sanjeev está bastante otimista: “Eu acho que esses serão os melhores Jogos que já ocorreram. Estou seguindo muito feliz com todos os preparativos e também muito empolgado pelos nossos 300 atletas canadenses que concorrerão durante às Olimpíadas”.

Sanjeev Chowdhury é um grande conhecedor dos restaurantes da Cidade Maravilhosa. Ele conta que toda essa admiração se deu através de um chefe de cozinha muito amigo: Kiet To.

Para o futuro, Sanjeev pretende continuar trabalhando no Rio de Janeiro até o fim dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Após isso, viajará por dois meses, e depois terá seis messes sabáticos para estudar na França antes de retornar para o Canadá, em julho de 2017. Contudo, ele pretende voltar ao Rio e já escolheu o que mais gosta no carioca: “A contagiante alegria do povo, que já é muito conhecida, e como as pessoas daqui são ligadas às suas famílias”.

Bate-Bola

Restaurante preferido no Rio? Azteka, na Visconde de Pirajá, em Ipanema.

-Point do Rio que mais te agrada? O Cristo Redentor.

-Lugar desconhecido preferido na Cidade? Forte do Leme.

-Seu cartão postal mais amado? A melhor vista da cidade, que fica entre a Avenida Atlântica e Princesa Isabel, a vista do meu escritório, do Consulado do Canadá, para toda a extensão da praia do Leme até o fim de Copacabana com a imensidão do mar.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Carioca da semana: Sanjeev Chowdhury, Cônsul Geral do Canadá no Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui