Alerj aprova emenda que proíbe ‘arminhas de gel’ no RJ

No final de novembro, a Alerj aprovou uma emenda ao projeto de lei de 1995 da deputada Marta Rocha, que proíbe a fabricação, venda, comercialização, transporte e distribuição de brinquedos e réplicas de armas de fogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

Na Região Metropolitana do Rio, especialmente durante o fim de ano, é comum encontrarmos nas ruas e lojas de camelôs arminhas de brinquedo que disparam munição de gel, conhecidas como gel blasters. Esses brinquedos, que à primeira vista parecem inofensivos, têm gerado crescente preocupação entre moradores e autoridades. Embora a venda dessas armas seja frequentemente ilegal, elas continuam sendo comercializadas em grande escala, colocando em risco a segurança pública e gerando debates sobre seu impacto na sociedade.

No final de novembro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou uma emenda ao projeto de lei da deputada estadual Marta Rocha, de 1995, e que visa proibir a fabricação, venda, comercialização, transporte e distribuição de brinquedos e réplicas de armas de fogo. A emenda, proposta pela deputada Tia Ju, inclui agora especificamente as gel blasters na legislação, considerando o potencial risco que esses objetos representam.

Marta Rocha, que foi anunciada nesta segunda-feira (16/12) como a nova secretária de Assistência Social do município, destacou os perigos associados a esse tipo de brinquedo. “Essa moda ainda está incitando o uso de armas e o comportamento de violência. A segurança pública tem que ter um olhar mais atento para o que está acontecendo”, afirmou a deputada. Segundo ela, a venda e o uso de gel blasters podem ser um gatilho para comportamentos violentos, especialmente entre os jovens.

A questão é ainda mais alarmante no contexto do município, onde a violência urbana e os confrontos entre facções criminosas são uma realidade constante. “Essas armas viraram um risco para a população, com batalhas em locais de grande circulação. No Rio, os jovens já estão pintando esses ‘brinquedos’ para ficarem parecidos com armas de verdade e se caracterizando para simular guerras entre facções. Isso pode levar a polícia e à população a confundi-los com armas de fogo”, alerta o texto da emenda de Tia Ju, que agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça da Alerj.

O impacto das gel blasters não se limita apenas aos riscos de violência. O Instituto Nacional de Metrologia, em uma portaria publicada em 2021, esclareceu que esses produtos não devem ser considerados brinquedos, uma vez que podem ser confundidos com armas reais, o que aumenta o perigo, especialmente em situações de confronto ou em locais públicos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alerj aprova emenda que proíbe 'arminhas de gel' no RJ

6 COMENTÁRIOS

  1. Policial também usa arma Asim como militares ou seja a arma e algo ruim na mão da pessoa errada , a polícia não sabe diferenciar arma de verdade, na Rocinha um inocente foi morte porque a polícia confundiu uma furadeira com uma arma , só falta proibir furadeira kkkkk

  2. Em frente à estação de trem estão vendendo em plena luz do dia e expostas essas armas bem em cima da banca de camelôs…
    Carros das Polícia e Guarda Municipal passam, mas nada fazem…

  3. Na verdade, jovens e adolescentes têm tendências naturais de querer se filiar a gangues – pertencer a tribos – e também de viver experiências de combate. Essas arminhas aliviam essas tendencias. Mas é isso, Esquerda sendo Esquerda, diz que visa proteger, quando na verdade, quer matar e escravizar.

  4. Obs: Mais absurdo aínda quando observamos certos adultos sem noção participando dessa palhaçada, no caso dos responsáveis pelos seus filhos menores de idade, precisam serem atuados por falta de responsabilidade sendo pai da tal criança e etc…., e tal.

  5. Muito boa ação, finalmente alguém despertou uma importantíssima discussão.
    Isso tem que acabar, já teve caso de criança ficar cega com essas bolinhas de gel, que por sua vez estão sendo colocadas no congelador pra machucar mais ainda o lado rival.
    ISSO É UMA VERGONHA, TEM QUE PROIBIR!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui