Felipe Aizic, mestrando em Matemática na UFRJ, conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática Universitária (OIMU) 2023. O resultado da competição, que contou com a participação de estudantes de 12 países, foi divulgado em novembro.
Aizic, que já havia se destacado em olimpíadas de matemática no ensino fundamental, foi o único representante do Rio de Janeiro a conquistar uma medalha na OIMU. O estudante credita seu sucesso à preparação que recebeu na UFRJ, com o apoio do professor Thiago Hartz, do Instituto de Matemática.
Tradição em olimpíadas:
A UFRJ possui um histórico de excelência em olimpíadas internacionais. Em 2017, Valentino Sichinel conquistou medalha de ouro na International Mathematics Competition for University Students (IMC). Em 2024, alunos da Escola Politécnica (Poli) foram bicampeões do Petrobowl Championship.
Benefícios da participação:
“As olimpíadas abrem portas, pois são uma forma de as pessoas olharem para você e saberem o seu potencial”, afirma Aizic. Além disso, o estudante destaca a importância das olimpíadas para a construção de laços e o intercâmbio cultural entre estudantes de diferentes países.