Na manhã desta quarta-feira (18), um lobo-marinho foi avistado nas areias da Praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, chamando a atenção de banhistas que observaram o mamífero de longe enquanto ele rolava pela areia. O Grupamento Marítimo de Salvamento, do Corpo de Bombeiros, foi acionado para isolar a área e uma equipe de resgate especializada foi chamada para avaliar o animal. As informações são do G1.
Avaliação inicial: jovem macho e saudável
De acordo com o biólogo Marcelo Szpilmann, do AquaRio, trata-se de um lobo-marinho macho jovem, que chegou ao litoral brasileiro através de correntes marítimas vindas da Antártida.
O animal passou por uma avaliação inicial, onde especialistas constataram que ele não apresenta lesões aparentes, mas estava visivelmente cansado.
“É um animal que não é tão comum nessa época do ano no Rio de Janeiro. Ele é mais comum no meio do ano, com as correntes marítimas da Antártida”, explicou o biólogo Izar Aximof, que também destacou um caso semelhante registrado recentemente no Arpoador.
Recomendações à população
Especialistas reforçaram a necessidade de monitoramento contínuo por parte dos órgãos públicos e pediram à população que mantenha distância do animal, evitando qualquer tipo de interação que possa causar estresse ou prejudicar sua recuperação.
“É fundamental que os órgãos públicos monitorem a situação e a população mantenha a distância”, concluiu Aximof.