Criada pelo Governo do Estado, a Operação Desmonte já promoveu o cadastramento de sessenta e uma empresas junto ao Detran.RJ. Com a inclusão, esses negócios passaram a desempenhar as suas atividades de forma regular. A força-tarefa foi lançada para realizar a fiscalização e o cadastramento de ferros-velhos. Além dessas empresas, outras 350 já deram entrada nos documentos para realizarem os seus trabalhos legalmente.
Para evitar que o consumidor seja engando, o Detran.RJ criou etiquetas padronizadas que permitem a checagem da procedência do material vendido nas unidades legalizados. No site da instituição, na aba da Operação Desmonte, é possível ver mais de nove mil peças cadastradas para consulta e venda.
O Detran-RJ realizou 38 operações de fiscalização em diversas regiões do Rio de Janeiro, apenas este ano. No total, 77 ferros-velhos foram interditados, e mais de mil toneladas de sucatas apreendidas e destinadas à reciclagem, segundo a Tupi.
O Detran.RJ atua em parceria com a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Instituto Estadual do Ambiente e a Secretaria de Estado de Fazenda.