O Ministério Público do Rio (MPRJ) apresentou uma denúncia contra José Carlos Isidro Pereira, o Peruano, nesta quarta-feira (18). A ação diz respeito a conteúdos divulgados por Peruano com fundo racista, incitação criminosa e injúria racial contra o presidente recém-eleito do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap. A investigação do caso está a cargo da 2ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada, segundo o Tempo Real.
Na denúncia apresentada, no dia 8 de outubro deste ano, o denunciado teria proferido afirmações caluniosas, homofóbicas, ameaçadoras, preconceituosas e discriminatórias a respeito de Bap. Mensagens de áudio, segundo o MPRJ, teriam sido compartilhadas por aplicativo e em redes sociais, destinadas ao grupo de dirigentes do Flamengo.
Na peça, o Ministério Público afirmou que as declarações de Peruano ofenderam a dignidade de Bap, por conta da sua suposta orientação sexual, com ampla repercussão nos meios de comunicação.
O MPRJ reforça a necessidade de prosseguimento das investigações para apurar as demais manifestações homofóbicas disferidas pelo réu contra o presidente eleito do Flamengo. Por isso, solicitou à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) que dê continuidade às investigações, com a instauração de novo inquérito policial.