Nesta quinta-feira (19/12), foi inaugurada a primeira Residência Inclusiva de Itaguaí, um marco histórico para a cidade e para a região. Localizada na Rua Clementino Almeida Câmara, 15, no Parque Independência, a unidade é totalmente acessível e tem capacidade para acolher até 10 moradores.
Com uma infraestrutura moderna e totalmente adaptada, a residência conta com três quartos e dois banheiros adaptados, salas de atendimento, recepção, sala de administração, cozinha, lavanderia e uma área de convivência projetada para garantir conforto e integração entre os residentes. Todo o mobiliário foi planejado para atender às necessidades de acessibilidade, proporcionando bem-estar e autonomia aos moradores.
A unidade também se destaca pela oferta de atendimento humanizado e especializado, disponível 24 horas por dia. Uma equipe multidisciplinar está à disposição, composta por enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, cuidadores sociais, equipe de limpeza, cozinheiros, auxiliares e coordenação.
“Fico muito feliz de estar aqui na Residência Inclusiva, vendo a importância da garantia do direito e fazendo uma breve vistoria técnica, notando que é totalmente acessível, com banheiros acessíveis, dando autonomia à pessoa com deficiência. A residência inclusiva, mostra que todos temos o direito e todos somos iguais”, disse Valnei Costa – Diretor da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência.
Para a pasta, um dos destaques é o fato de ser a primeira residência inclusiva da região com sede própria.
“Hoje, estamos realizando a entrega de uma importante conquista para os nossos munícipes: a nossa Residência Inclusiva, o primeiro abrigo da região voltado para pessoas com deficiência e, com destaque, em sede própria. Após muita dedicação e luta pela inclusão no município, celebramos hoje a concretização de mais uma unidade de garantia de direitos, fortalecendo uma política pública efetiva na cidade de Itaguaí”, declarou Micheli Sobral – Secretaria de Assistência Social
Outro diferencial da unidade é a sua estrutura completamente acessível. O prédio possui rampas, corrimãos e espaços projetados para a mobilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A Residência Inclusiva de Itaguaí é a primeira do tipo na região e representa um passo significativo na política de inclusão e bem-estar social do município. Com sede própria e uma estrutura de ponta, a iniciativa reforça o compromisso com a promoção da igualdade e da dignidade humana.