A partir desta sexta-feira (20/12), muitos cariocas iniciam um feriado prolongado, impulsionado pelos recessos de Natal e Ano Novo. Como é tradicional, boa parte das pessoas deve seguir em direção à Região dos Lagos, destino turístico mais procurado nesta época do ano.
De acordo com a Ecoponte, concessionária responsável pela administração da Ponte Rio-Niterói, a maior movimentação relacionada ao Natal será registrada nesta sexta-feira, com cerca de 81 mil veículos cruzando a ponte em direção a Niterói. Para o feriadão de Ano Novo, a previsão é que o dia 26 de dezembro seja o de maior movimento, com aproximadamente 86 mil veículos. No retorno, em 2 de janeiro, a estimativa é que cerca de 87 mil veículos voltem ao Rio.
Quais são os piores horários para evitar o trânsito?
Para quem deseja viajar sem enfrentar congestionamentos, a dica é evitar os horários de pico. A Ponte Rio-Niterói deverá registrar maior movimento nos seguintes períodos:
- Sexta-feira (20/12): das 8h às 23h
- Quinta-feira (26/12): das 7h às 22h
- Terça-feira (02/01): das 6h às 20h
Além disso, como acontece em feriadões, é esperado um aumento no número de “papa-filas”, os arrecadadores volantes, nas praças de pedágio. Uma recomendação importante é que, para agilizar o pagamento, os motoristas usem a opção de pagamento por aproximação nos pedágios, já que os cartões de crédito e débito são aceitos apenas dessa forma.