A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta segunda-feira (23/12), em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade, o Terminal Curral Falso. Este é o maior terminal da Transoeste e o quarto entregue no projeto de reestruturação do corredor, ampliado a partir de antigas estações.
O compleo rodoviário conta com 18,3 mil m², em um trecho que é 61 vezes maior que a antiga estação de mesmo nome, além de oferecer integração entre ônibus e vans provenientes da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. No evento, o prefeito Eduardo Paes também anunciou a criação de uma nova subprefeitura para atender os bairros de Santa Cruz e Guaratiba, na Zona Oeste do Rio.
Após mais de uma hora de atraso, o prefeito Eduardo Paes, em seu quarto mandato, chegou ao evento acompanhado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere e do presidente da Câmara dos Vereadores, Carlo Caiado.
“Aqui em Santa Cruz foi o lugar em que tive mais votos. O extremo oeste dessa cidade acreditou no que a gente fez, e por isso fico feliz de realizar esse projeto maravilhoso”, afirmou Paes.
Em setembro, a Prefeitura já havia iniciado a primeira fase de operação do terminal com duas linhas do Conexão BRT: 15 (Terminal Curral Falso x Terminal Alvorada – Expresso); 28 (Terminal Curral Falso x Terminal Pingo D’Água – via Sepetiba).
Agora, com as obras concluídas, mais três importantes linhas do BRT passam a atender o terminal:
- 10 (Santa Cruz x Alvorada – Expresso)
- 17 (Santa Cruz x Campo Grande – Expresso)
- 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso)
A antiga estação, com apenas 300 m², foi transformada. Entre as melhorias estão um bicicletário com capacidade para 400 vagas, uma passarela de acesso e intervenções nos sistemas viários e de drenagem no entorno, abrangendo quase 2 mil m². Vias importantes, como a Avenida Cesário de Melo, Estrada de Sepetiba, Rua Felipe Cardoso e Estrada da Pedra, foram requalificadas. A área total de intervenção superou 36,3 mil m².
A obra faz parte da reestruturação do BRT Transoeste, que inclui nova pavimentação, estações reformadas e novos ônibus.
“Essa transformação que a gente conseguiu no BRT não só recuperou o que existia, mas também aprimorou. Esse foi o primeiro BRT construído, e ajustes foram feitos para atender às novas demandas. Então, acho que foi uma grande conquista. A gente encerra aqui o primeiro ciclo de recuperação da Transoeste“, disse Eduardo Paes.
A iniciativa resultou na recuperação do pavimento do corredor Transoeste e na entrega das obras do corredor Transbrasil e dos Terminais Gentileza, Deodoro, Magarça, Mato Alto e, agora, Falso Curral. Essas ações garantiram melhorias robustas para a população que usa diariamente o serviço de transporte de alta capacidade, e os passageiros voltaram a confiar no BRT.
Segundo a Prefeitura, a construção do Terminal Curral Falso utilizou cerca de 150 toneladas de aço, 400 toneladas de estrutura metálica e quase 2 mil metros de drenagem de águas pluviais. O bicicletário foi construído com cobogós, elementos vazados de cimento ou barro típicos da arquitetura brasileira, totalizando cerca de 10 mil unidades utilizadas também no mezanino do terminal.
O investimento na transformação das antigas estações do corredor BRT Transoeste ultrapassou R$ 180 milhões.
Transportes do terminal Curral Falso
Linhas do BRT
- 15 (Terminal Curral Falso x Alvorada – Expresso) – 4h às 9h e 17h às 20h
- 10 (Santa Cruz x Alvorada -Expresso) – 4h até 0h
- 17 (Santa Cruz x Campo Grande -Expresso) – 24h
- 20 (Santa Cruz x Salvador Allende – Expresso) – somente horário de pico
- 11 (Santa Cruz x Alvorada – parador) – 22h às 4h
Linhas de ônibus que passam no terminal
- 388 (Santa Cruz x Candelária)
- 759 (Cesarão x Coelho)
- SP759 (Cesarão x Terminal Deodoro)
- 885 (Terminao Mato Alto Santa
- 871 (Terminal Pingo D’Água x Cesarão)
Linhas de ônibus que fazem ponto final no terminal
- 807 (Jesuítas x Terminal Curral Falso)
- 804 (Campo Grande x Terminal Curral Falso)