Estudantes do Rio brilham no Torneio Brasil de Robótica com projeto inovador

Alunos de Nova Iguaçu criam papel biodegradável e conquistam destaque em competição nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A equipe Rex Tech, formada por estudantes do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes, de Nova Iguaçu, conquistou destaque no Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado em dezembro no Espírito Santo. Os alunos apresentaram o projeto “Papel Biotech”, um papel biodegradável criado a partir de cascas de frutas.

O projeto, que visa reduzir o desmatamento e a poluição, chamou a atenção dos jurados, que recomendaram o registro da patente da ideia. “Conversei com alunos de outras escolas que não faziam ideia do que era a robótica, e isso me fez perceber o quanto eu precisava aproveitar essa oportunidade que estava tendo. Hoje em dia, a sensação de pertencimento já está consolidada, e espero poder contribuir”, comentou Letícia de Oliveira da Silva, aluna do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes.

Ana Clara Soares da Silva, integrante da Rex Tech, comemorou a participação no evento: “Estar na etapa nacional do TBR é uma grande realização. Todos os momentos foram marcantes, e não poderia finalizar melhor! Estar no meu último ano e representar nossa equipe neste torneio verdadeiramente é um sonho.”

A robótica educacional incentiva o trabalho em equipe, a pesquisa e o desenvolvimento de soluções para problemas reais. “A robótica não utiliza somente as ciências exatas. Ela trabalha também essa capacidade de criação, toda essa questão cognitiva de atenção, de fazer, de acontecer, de dar certo. Esse cenário é muito mais do que um quadro futurista. Ele é inspirador. Estamos muito felizes, e parabenizo todos esses alunos maravilhosos”, declarou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

A equipe Rex Tech já havia conquistado o título mundial no Torneio Missão Impossível do Roboworld Cup Fira 2024, realizado no Maranhão. “A participação da nossa equipe nesses eventos mostra a força de um projeto que está se consolidando, cada vez mais, em nossa região. A Rex Tech nos enche de orgulho. Estamos muito animados e felizes, pelo belo trabalho desenvolvido por esses estudantes”, concluiu Adriana Igrejas, diretora do Colégio Estadual Maria Justiniano Fernandes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Estudantes do Rio brilham no Torneio Brasil de Robótica com projeto inovador

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui