Praia de Copacabana ganha restauro de ecossistema e vê nascimento de restinga na orla

A expectativa agora está na solicitação de permissão para expandir o projeto, criando novas áreas de restinga ao longo da praia do bairro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Tony Teixeira

Em uma ação pioneira que alia conservação ambiental e engajamento comunitário, o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Copacabana (AMACOPA) e do Instituto myGREEN, Tony Teixeira, tem liderado esforços para a preservação e restauração do ecossistema original da Praia de Copacabana.

A iniciativa teve início em 2021, quando Tony, em parceria com o vereador Carlo Caiado, conseguiu o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para reintroduzir uma área de restinga na praia. A vegetação nativa da Mata Atlântica desempenha um papel essencial na proteção contra a erosão e na conservação da biodiversidade. A reintrodução visava não apenas recuperar o equilíbrio ambiental da área, mas também promover a sustentabilidade da costa carioca.

Em 2024, Tony deu mais um passo significativo ao adotar oficialmente a restinga, assumindo uma manutenção contínua. Apesar de desafios, como o vandalismo que resultou na depredação das cercas em duas ocasiões, ele reconstruiu integralmente as estruturas e garantiu a recuperação da vegetação. Atualmente, a restinga é a única existente na Praia de Copacabana.

A área, agora em plena recuperação, contribui para a estabilização das areias e a proteção da biodiversidade. A expectativa agora está na solicitação de permissão para expandir o projeto, criando novas áreas de restinga ao longo da praia do bairro. A meta é que toda a extensão de Copacabana conte com esses espaços.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Praia de Copacabana ganha restauro de ecossistema e vê nascimento de restinga na orla

2 COMENTÁRIOS

  1. Achei super legal, me lembro das extensões de vegetação que eram bem pequenas quando era criança e que depois desapareceram
    Só falta o retorno dos tatuís ou tatuíras mas isso depende da qualidade da água

  2. Lindo projeto de recuperação da restinga e ecossistema.
    Esse projeto poderia se estender por toda sua extensão, criando atalhos, caminhos para a população ter acesso a areia e ao mar.
    Se é possível não sei, mas com boa vontade e intenção, tudo é possível.
    O problema é manter a nanutenção do vandalismo desvairado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui