Rio de Janeiro atrai mais turistas internacionais em 2024

Crescimento de 26,8% no número de visitantes estrangeiros coloca o estado em destaque no cenário turístico nacional.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu de Arte do Rio - MAR - Rio de Janeiro - Brasil - Foto: Alexandre Macieira | Riotur

O Rio de Janeiro recebeu mais de 1,513 milhão de turistas internacionais em 2024, o que representa um crescimento de 26,8% em relação ao ano anterior. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo, pela Embratur e pela Polícia Federal. Somente em dezembro, 161.223 estrangeiros visitaram o estado, um aumento de 24,3% na comparação com o mesmo período de 2023.

“Esse aumento significativo é reflexo do esforço conjunto entre o Ministério do Turismo e a Embratur para promover os destinos cariocas no exterior. O estado tem se consolidado como um destino de experiências, onde a diversidade cultural, a gastronomia e a natureza se destacam. Nossa meta é continuar atraentes, para que mais turistas de todo o mundo venham conhecer as belezas desse estado”, afirmou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Além das belezas naturais e dos pontos turísticos da capital, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, o estado do Rio de Janeiro oferece uma variedade de destinos, como Paraty, Petrópolis, Angra dos Reis, Búzios e Cabo Frio. A gastronomia e a animação carioca também são atrativos para os turistas estrangeiros.

Brasil bate recorde de turistas internacionais:

Em 2024, o Brasil recebeu mais de 6,657 milhões de turistas internacionais, um recorde histórico. Os principais portões de entrada foram os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Estados como Roraima, Santa Catarina, Bahia e Pará também registraram crescimento expressivo no número de visitantes estrangeiros.

A Argentina continua sendo o principal emissor de turistas para o Brasil, com mais de 1,9 milhão de visitantes em 2024. Em seguida, estão os Estados Unidos, Chile, Paraguai e Uruguai.

O Ministério do Turismo e a Embratur têm realizado diversas ações para promover os destinos brasileiros no exterior, como a participação em eventos internacionais e o lançamento da marca “Visit South America”. O governo também tem investido na atração de novos voos internacionais e na realização de grandes eventos, como a COP30, em Belém (PA), e a reunião do BRICS, em Brasília.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro atrai mais turistas internacionais em 2024

1 COMENTÁRIO

  1. TURISMO NO BRASIL

    É uma cambada de gente ignorante e tosca esta que administra o turismo no Brasil. Gente sem qualificação turística, sem conhecimento do segmento do turismo, gente que só ocupa tão relevantes cargos por indicação ou por favorecimento político, em eternas trocas de favores.

    Todos os países civilizados do mundo lucram uma enormidade com o turismo e, para variar, continuamos na idade da Pedra Lascada em nosso País, a começar por quem administra este setor no Brasil.

    Se temos vinte e dois patrimônios culturais e naturais do Brasil reconhecidos pela Unesco, por que estes vinte e dois patrimônios não fazem parte do novo plano de Turismo da Embratur ?

    Quem é o demente que redigiu este plano afinal, que não levou isto em consideração ?

    Já visitei países onde há poucas atrações turísticas – as vezes um morrinho de fazer dó, mas os administradores do local vão a este local, colocam uma arborização de primeira linha, um mobiliário urbano incrível, uma iluminação feérica e barraquinhas turísticas lindas e bem padronizadas (com vendedor bem uniformizado e com boa aparência) – e estes países vendem turisticamente esta merrequinha, como se ela fosse a coisa mais maravilhosa do mundo (a famosa FEIA ARRUMADINHA).

    E nós aqui temos tudo em beleza natural, temos enorme patrimônio histórico, mas tudo sempre mal administrado, mal ajambrado, mal cuidado, mal arborizado, mal iluminado, mal cuidado, maltratado, mal valorizado…

    Quando é que nossos pseudo gestores vão despertar do berço esplêndido para aprender a usar as ferramentas turísticas como a maior fonte de renda do Brasil ?

    Muitos países da Europa sobrevivem do turismo e nós aqui ficamos eternamente comendo moscas, e vendo esta nota preta se esvair para outros países, às vezes muito menos interessantes e menos bonitos do que o Brasil, mas que são com certeza muito bem cuidados e melhor administrados turisticamente.

    Até mesmo na outrora civilizada Roma (estava imunda o ano passado), o governo faz uma limpa periódica nos pontos turísticos, pois sabe que os pontos turísticos existem para o deleite dos turistas (e não para esta horda de camelôs como as que vemos por aqui no Rio de Janeiro).

    Turismo gera empregos e gigantesca fonte de renda para as economias dos países turisticamente bem administrados, mas nós no Brasil, para variar, continuamos vivendo cem anos atrasados com relação ao resto do mundo civilizado e bem cuidado…

    Como pode a África do Sul receber por ano mais turistas do que o Brasil ? A África do Sul é pequenininha, a água do mar é gelada, tem enormes problemas de segurança (tudo bem escondidinho do mundo (é claro, eles não são idiotas como esta nossa Imprensa Marrom !!!), sem a divulgação da imprensa local – que é para não afastar os turistas), tem surtos de aids, de estupros e por aí vai – e embora tenha uma das melhores economias da África, ainda é um país bem pobre.

    Porém, na África do Sul (eu disse África) tem gente que pensa o turismo de forma correta, gente que sabe da importância do turismo na economia das cidades – e que vem investindo fortemente nisso, e colhendo os frutos financeiros desta visão turística prática e objetiva.

    Isso sem mencionar a necessidade urgente da abertura dos cassinos no Brasil, mas isso gera uma outra postagem.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui