O Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), no Rio de Janeiro, conseguiu reduzir em 92% a fila de pacientes aguardando por cirurgias. O resultado foi alcançado graças ao Programa de Gestão de Filas, implementado pelo Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde. A unidade, que teve sua gestão municipalizada em dezembro de 2024, já realizou 575 procedimentos cirúrgicos e tem previsão de zerar a fila até meados de fevereiro de 2025.
Para alcançar essa redução significativa, o hospital implementou uma série de ações, como a contratação de profissionais e a reorganização da fila de espera. “Encontramos uma fila que, nos piores momentos, chegou a ter 800 pacientes aguardando procedimentos cirúrgicos. Fizemos uma série de ações, como contratações e reorganização da fila, para otimizarmos o atendimento”, explica Nilton Pereira Júnior, secretário adjunto de atenção especializada do Ministério da Saúde.
Apesar dos avanços, o hospital ainda enfrenta desafios, como a necessidade de contratar mais profissionais e investir em infraestrutura. Marisol da Paz, coordenadora-geral de assistência do DGH, destaca que o Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais visa ampliar a capacidade de atendimento da unidade. “Essa realidade mostra que, apesar dos avanços, há muitos desafios a serem superados, como contratação de recursos humanos e o investimento em infraestrutura. Para isso, o Ministério da Saúde implementou um plano de reestruturação. Espera-se que, com o processo de descentralização da gestão da unidade, sejam supridas essas necessidades, ampliando o atendimento à população”, afirma.
Reestruturação dos hospitais federais:
O Hospital Federal Cardoso Fontes é uma das quatro unidades federais no Rio de Janeiro que passaram por um processo de reestruturação. O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) está sob a administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde outubro de 2024. O Hospital Federal do Andaraí (HFA) e o HFCF foram municipalizados e estão sob a gestão da Prefeitura do Rio de Janeiro. O Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) está em processo de fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle.
A reestruturação dos hospitais federais visa ampliar o número de leitos e serviços disponíveis à população. A previsão é de que cerca de mil leitos sejam abertos nas unidades de Bonsucesso, Andaraí e Cardoso Fontes até o final de janeiro de 2025.