A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) deflagram, nesta quarta-feira (08/01), uma operação para coibir atividades irregulares de três fábricas de gelo clandestinas na região de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.
A ação ocorreu em parceria com a Polícia Civil e concessionárias de água e energia. Em diversos locais, fiscais identificaram furto de água para abastecimento das operações clandestinas, além de poluição e possível contaminação do solo.
Durante a operação, um caminhão foi apreendido e seis pessoas foram encaminhadas à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para prestar esclarecimentos. Os agentes também autuaram uma quarta empresa por transporte irregular de resíduos e constataram o descarte de uma quantidade expressiva de chorume na galeria de água pluvial.
“Estes crimes não aconteceram somente contra a natureza, mas também contra a população fluminense que consumia tais produtos de origem irregular e duvidosa. Encorajamos que a população denuncie tais práticas que colocam em risco o equilíbrio ambiental no nosso território“, afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A operação, que contou com 13 equipes, surgiu a partir de denúncias encaminhadas ao Inea. Todas as empresas foram autuadas e interditadas. As investigações continuam sob responsabilidade da Polícia Civil.