Centro Dom Vital: a centenária revista A Ordem

Diácono Eduardo Silva conta a história da revista A Ordem que completou 100 anos em 2021

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Pouquíssimas são as revistas em nosso país que podem se orgulhar de completar seu primeiro centenário. A Ordem, para o orgulho dos católicos brasileiros, é uma delas.” Com essas palavras, o prof. Renato Beneduzi, presidente do Centro Dom Vital, chamava à atenção em 2021, quando a revista A Ordem completava 100 anos, como o periódico fundado por Jackson de Figueiredo pertence a um seleto rol de publicações duradouras. Esse grupo conta com periódicos como a revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), criada em 1839, e a Revista Brasileira, criada em 1855 e editada pela Academia Brasileira de Letras desde 1941.

Figura das mais interessantes no cenário brasileiro da década de 1920, Jackson de Figueiredo, sergipano, advogado, homem de ação, converteu-se ao catolicismo depois de ler a Carta Pastoral de D. Sebastião Leme, publicada em 1916 e que conclamava os católicos a se fazerem presentes no debate público. Boêmio, convocou numa noite alguns amigos até o Café Gaúcho, tradicional bar que ainda hoje resiste no centro do Rio, na esquina da rua São José com a rua Rodrigo Silva. Ali lançou a ideia de criar uma revista com o propósito de fazer circular o pensamento católico, dando voz a pensadores e escritores que tinham na proposta do cristianismo católico a sua base.

Imagem2 Centro Dom Vital: a centenária revista A Ordem
Jackson de Figueiredo (1891-1928), criador da revista A Ordem e fundador do Centro Dom Vital

E foi assim que, em agosto de 1921, surgia a revista A Ordem, antes mesmo da fundação do Centro Dom Vital, que seria criado também por Jackson de Figueiredo no ano seguinte. Se com Jackson a revista teria um caráter apologético, com a morte prematura deste em 1928, ela passaria a uma nova linha editorial, quando Alceu Amoroso Lima assume a presidência do Centro. A partir daí, a revista passa a ter um caráter de divulgação literária, sem deixar de ter sua marcante característica de revista de atualidade católica.

Desse momento em diante, passariam pelas páginas d’A Ordem importantes nomes das letras e do pensamento brasileiro. Já em 1929, antes mesmo de publicar seu primeiro livro, que sairia no ano seguinte, Carlos Drummond de Andrade publicou na revista o poema Ode a Jackson de Figueiredo, mostrando todo o impacto que a morte do pensador católico teve no jovem poeta mineiro, então com apenas 27 anos. Foi também nas páginas d’A Ordem que Vinícius de Moraes publicaria seu primeiro poema, A transfiguração da Montanha, publicado na edição de outubro de 1932.

Imagem3 Centro Dom Vital: a centenária revista A Ordem
Primeiro poema publicado por Vinícius de Moraes, na edição de outubro de 1932 d’A Ordem

Jorge de Lima, Murilo Mendes, Lúcia Miguel Pereira, Octávio de Faria, Gustavo Corção, Augusto Frederico Schimidt, enfim, uma plêiade de escritores, poetas e pensadores que enriquecem um acervo centenário que conta em suas páginas grande parte da história da literatura brasileira no séc. XX. A importância da revista A Ordem como fonte histórica é reconhecida nos diversos trabalhos que se debruçam a estudar os seus textos.

Em tempos mais recentemente, a revista teve editores como o escritor Antônio Carlos Villaça e o jornalista Luiz Paulo Horta e, atualmente, o editor d’A Ordem é o prof. Leandro Garcia, professor da Faculdade de Letras da UFMG, e que já brindou essa coluna do Centro com o seu artigo sobre a relação entre Alceu Amoroso Lima e Clarice Lispector. Na última edição da revista, publicada em setembro de 2024, encontramos artigos na área da teologia, da história e da literatura, além de um entrevista com o prof. Gustavo Miguez de Mello, vice-presidente do CDV e genro de Gustavo Corção, bem como resenhas, análise de fotos e cartas do arquivo do Centro, além de um dossiê dedicado ao Pe. Leonel Franca, primeiro reitor da PUC-Rio e primeiro assistente eclesiástico do CDV, que traz até mesmo poemas inéditos do grande jesuíta.

Imagem4 Centro Dom Vital: a centenária revista A Ordem
O prof. Leandro Garcia, editor d’A Ordem, e o prof. Filipe Machado, vice-presidente do CDV, no lançamento da última edição, em setembro de 2024

Além de poder ser adquirida de forma física em nossa sede, na rua Araújo Porto Alegre, 70, sala 110, no centro do Rio, a revista pode ser acessada gratuitamente no site do CDV. Lá é possível encontrar as revistas desde o primeiro em número em 1921 até 1939, e de 2014 até a edição mais atual. Os números entre as décadas de 1940 e 1970 podem ser consultados na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional. Filosofia, literatura, teologia, sociologia, artes e até mesmo cinema – A Ordem foi um dos primeiros periódicos brasileiros a ter uma coluna de cinema, ainda na década de 1920 – são temas que podem ser encontrados. Um riqueza imensa que registra como o pensamento católico também contribuiu para o cenário intelectual brasileiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Dom Vital: a centenária revista A Ordem
lapa dos mercadores 2024 Centro Dom Vital: a centenária revista A Ordem

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui