Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz

Segundo Comlurb, a quantidade de recicláveis que chega às cooperativas é muito pequena: apenas 1.500 toneladas por mês

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A cidade do Rio de Janeiro recicla apenas 0,5% de todo o lixo misturado que o município envia por mês para o aterro sanitário de Seropédica, Baixada Fluminense. Segundo a Comlurb, a quantidade de recicláveis que chega às cooperativas é muito pequena, apenas 1.500 toneladas por mês. A informação foi divulgada pelo portal de notícias “g1”.

Apesar dos 21 anos de existência da coleta seletiva de recicláveis no Rio de Janeiro, o serviço ainda é invisível para boa parte da população. A frota da coleta seletiva da Companhia Comlurb conta com apenas 16 caminhões para a cidade inteira, que circulam com aproximadamente 30% de espaço ocioso.

Os caminhões azuis que fazem a coleta seletiva podem misturar sem problemas papel, papelão, vidro, plásticos e metais. Misturar o chamado lixo seco não causa nenhum prejuízo à reciclagem. O que não pode, é misturar os recicláveis com o lixo orgânico, que são os restos de comida. Porém, muita gente sequer sabe dessa informação.

Os interessados em participar da coleta seletiva têm que procurar informações por conta própria no site da Comlurb, onde há um espaço para saber se a rua onde mora está na rota dos 117 bairros cobertos pelo projeto. Oficialmente, a Prefeitura do Rio estima que a coleta seletiva garanta a separação de pelo menos 10% dos recicláveis.

A Comlurb disse ao RJ2, na TV Globo, que o serviço de coleta seletiva conta com divulgação constante pra população da cidade em feiras livres, praças e pontos de grande movimentação de pessoas, todos os fins de semana, e que também são realizadas campanhas nas redes sociais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio recicla apenas 0,5% do lixo reciclável que produz

1 COMENTÁRIO

  1. Eu só descobri que passava um caminhão de coleta seletiva na rua de trás da minha há uns 5 anos. O caminhão já passava há uns 10.

    Eu tenho que ir até a rua de trás com os meus sacos de lixo e deixar na esquina.

    A divulgação é ridícula. Tem prédios na minha rua que tem dezenas de latas de lixo. Ninguém recicla. Se o prédio tivesse um processo de separação e o caminhão passasse na minha rua já ia ser uma quantidade gigantesca de lixo reciclável.

    16 caminhões para a cidade inteira é piada também. Só Campo Grande é um bairro imenso e denso pra caramba em termos de população.

    Tem que melhorar MUITO a coleta seletiva.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui