Nós, insulanos, já estamos contando os dias para nos embalarmos no Carnaval 2016, e, em especial, torcermos pela nossa amada União da Ilha na avenida do samba. Falta muito pouco e a ansiedade é grande. No último domingo (10), a tricolor insulana fez bonito no ensaio técnico, levantando o público presente nas arquibancadas. Com cerca de três mil componentes, a agremiação também empolgou que desfilou no sambódromo, no ritmo do samba que fala do enredo “Olímpico por natureza, todo mundo se encontra no Rio”, dos carnavalescos Jack Vasconcelos e Paulo Menezes, uma homenagem aos jogos olímpicos de 2016 e ao Rio de Janeiro. Não faltou garra, alegria e disposição aos insulanos que lá estiveram. E eu fui um deles.
São esses sentimentos que a comunidade terá que levar pra a avenida este ano (e não tenho dúvidas que levará!). Em meio a crise econômica que assola o Brasil, o Carnaval insulano se viu prejudicado, retardando etapas que, neste período, em anos anteriores, já havia cumprido, deixando diretoria, componentes e moradores menos apreensivos. Soma-se a este quadro adverso a promessa de ajuda financeira não cumprida pela Prefeitura do Rio, o que pegou muitos de surpresa (sobretudo pelo fato do enredo falar do JJOO 2016). Mas, como diz nosso presidente Ney Filardi, “a gente compensa a falta de dinheiro com amor à escola”. Portanto, as dificuldades de 2016 tiraremos de letra!
Sendo assim, o que nos resta é ir aquecendo os tambores do carnaval com os ensaios que ocorrem semanalmente na União da Ilha, tanto na quadra quanto na rua (confira no site a agenda). Esses momentos serão fundamentais para elevarmos a temperatura, entrarmos em sintonia com a escola e estarmos no próximo dia 7 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí ou na ruas da Ilha do Governador, com o samba-enredo na ponta língua e a esperança no batendo no coração. A fé e a garra dos insulanos levará a nossa tricolor ao topo, numa conquista épica que marcará a história da nossa região. E assim cantaremos, rumo à vitória: “Alô, meu Rio: aquele abraço!”.