Seguindo os caminhos do prefeito da sua cidade “irmã”, Niterói agora almeja o título de Capital Honorária, mas em um nível estadual. O vereador Raphael Costa (PDT) oficializou um pedido ao governador Cláudio Castro solicitando a publicação de um decreto que reconheça o município como Capital Honorária do Estado do Rio de Janeiro.
A justificativa do vereador para essa solicitação é resgatar a importância histórica de Niterói, que foi sede do governo estadual por 132 anos. Além disso, o ofício também faz referência aos 50 anos da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, destacando a perda de status de Niterói como capital, o que resultou em impactos econômicos e institucionais.
“Niterói foi o centro administrativo e político do Rio de Janeiro por mais de um século. Com a fusão dos estados, a cidade perdeu todos os órgãos estaduais, o que gerou impactos econômicos e institucionais. Esse reconhecimento é uma forma de reparar essa injustiça histórica”, explicou o parlamentar.
Raphael Costa se inspirou no pedido do prefeito do Rio, Eduardo Paes, que na semana passada solicitou ao presidente Lula o reconhecimento do Rio de Janeiro como Capital Honorária do Brasil, com o objetivo de reforçar a importância histórica e cultural da cidade, além de corrigir os danos causados pela transferência da capital federal para Brasília.
Na versão araribóia, Costa também sugeriu a criação de um comitê bipartite, formado por representantes dos governos estadual e municipal, com a missão de estudar e viabilizar o restauro e a reativação do patrimônio histórico remanescente do período em que Niterói foi a capital do Estado do Rio. A cidade foi capital entre 1834 e 1894 e, posteriormente, de 1903 até 1975, quando perdeu esse status devido à transferência da capital para o Rio.