A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, que o Papa Francisco nomeou três novos bispos auxiliares para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foram designados Joselito Ramalho Nogueira, do clero de Cachoeiro de Itapemirim, Hiansen Vieira Franco, do clero de Guaxupé, e José Maria Pereira, do clero de Petrópolis. Cada um recebeu uma sede titular: “Tino”, “Tigava” e “Sigo”, respectivamente.
A nomeação ocorre em um momento significativo para a arquidiocese, que celebra o II Sínodo Arquidiocesano sobre as Missões e se prepara para o Jubileu do Ano Santo 2025. Segundo a Arquidiocese do Rio, a chegada dos novos bispos reforça a estrutura pastoral da cidade, que conta com mais de seis milhões de habitantes, distribuídos em 295 paróquias e 1.114 locais de culto.
Além das nomeações, o Papa também aceitou a renúncia, por idade, de Dom Antônio Augusto Dias Duarte, que continuará residindo no Rio e atuando em pastorais, mas sem as responsabilidades de um vicariato territorial. Com essas mudanças, a Arquidiocese do Rio passa a contar com oito bispos auxiliares.
Os novos bispos trazem experiências diversas em suas trajetórias sacerdotais. Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira, de 59 anos, tem 31 anos de sacerdócio e é doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Monsenhor Hiansen Vieira Franco, de 53 anos, possui doutorado em História da Igreja pela Pontifícia Universidade Gregoriana e atua como professor e reitor do seminário da Diocese de Guaxupé. Já Monsenhor José Maria Pereira, de 66 anos, é doutor em Direito Canônico e tem uma longa trajetória acadêmica e pastoral na Diocese de Petrópolis.
A Arquidiocese destacou que os três novos bispos serão fundamentais no fortalecimento da missão evangelizadora e no desenvolvimento de ações missionárias na cidade. Eles chegam para somar esforços no trabalho junto aos mais de 700 presbíteros e 300 diáconos permanentes, ampliando a presença da Igreja nas periferias e nas diversas realidades do Rio de Janeiro.
O anúncio ocorre em meio à internação do Papa Francisco no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral. Em carta, o Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio, expressou gratidão ao Santo Padre pela nomeação e assegurou orações por sua recuperação.
As datas das ordenações episcopais dos novos bispos auxiliares serão definidas nas próximas semanas, após reuniões com os bispos e vigários episcopais da arquidiocese.