O segundo e último dia de desfiles da Série Ouro foi realizado no sábado (1º), na Marquês de Sapucaí, com a apresentação de oito escolas que disputam uma vaga no Grupo Especial do Carnaval do Rio. O encerramento ficou por conta do Império Serrano, que desfilou na manhã de domingo (2) sem ser julgado, após perder parte de suas fantasias em um incêndio. Apesar da tragédia, a escola atravessou a avenida em 95 minutos, muito além dos 55 previstos, arrastando foliões que desceram à pista para acompanhar o Reizinho de Madureira.
A noite de sábado foi marcada por enredos diversos, como a pluralidade de fé (Tradição), a cultura brasileira (União do Parque Acari), a Amazônia (Unidos do Porto da Pedra) e o amor pelos animais (São Clemente).
Carnaval na Intendente Magalhães
Na Intendente Magalhães, cerca de 30 mil pessoas lotaram as arquibancadas e acompanharam dez Blocos de Enredo do Grupo 1. Com melhorias na estrutura, o desfile contou com um carro de som de mesmo modelo do utilizado na Sapucaí e reforço na iluminação promovido pela Rioluz, garantindo melhor visibilidade ao longo do percurso.
Shows no Terreirão do Samba
O Terreirão do Samba também foi palco de grandes apresentações no sábado, com shows de Dudu Nobre, Grupo Existência, Caju Pra Baixo, grupo RDN, Renan Oliveira e DJ da FM O Dia. No domingo, a animação continua com a apresentação de Jorge Aragão.
Blocos arrastam multidões pela cidade
No sábado, 55 blocos desfilaram pelo Rio, reunindo cerca de 700 mil foliões. Entre os destaques estiveram o tradicional Cordão da Bola Preta, a Banda de Ipanema, o animado Amigos da Onça e a celebração cultural do Terreirada. Ao todo, 243 blocos desfilam até a quarta-feira de Cinzas, e outros 38 se apresentam no fim de semana seguinte.
Domingo de Carnaval: Grupo Especial na Sapucaí e mais desfiles pela cidade
Neste domingo (2), as escolas do Grupo Especial assumem a Sapucaí no inédito formato de três noites consecutivas de desfiles. Já na Intendente Magalhães, começam os desfiles da Série Prata, enquanto os blocos de embalo movimentam a Avenida Chile.
No Centro, o tradicional Baile da Cinelândia, o Concurso do Folião Original e o cortejo dos blocos de embalo e de enredo complementam a programação do Carnaval carioca.