Prefeitura do Rio faz operação para prevenir alagamentos na cidade

Ao todo, mais de 350 pontos em toda cidade foram mapeados e tratados

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Trabalho vai mitigar transtornos com base no histórico recente das chuvas - Divulgação/Conservação

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio, em parceria com o Centro de Operações da Prefeitura (COR) e a Comlurb, realizam nesta semana a Operação Abre Ralo, força-tarefa especial para limpeza de pontos críticos de alagamentos no Rio. Mais de 350 pontos já foram visitados e resolvidos nos últimos dias, preparando a cidade para as chuvas.

PUBLICIDADE

A Operação Abre Ralo tem como foco desobstruir ralos e bueiros que ofereceram dificuldades extras para as equipes que executam a Operação Ralo Limpo, de limpeza reforçada das galerias de águas pluviais da cidade, e também para os funcionários da varrição de rotina da cidade. O mapeamento dos pontos foi feito com a ajuda do Centro de Operações Rio, que identificou os bolsões de água, e a Comlurb, que mapeou os ralos com tampas emperradas, quebradas ou que apresentavam outras dificuldades à ação de limpeza.

Nessa ação, a Comlurb realiza a limpeza manual dos ralos, abrindo e tirando os resíduos sólidos. Já a Conservação, posteriormente, faz a limpeza mecanizada, com a sucção para desobstruir galerias pluviais e o respectivo ramal”, explica o secretário de Conservação, Diego Vaz.

O trabalho de prevenção visa a mitigar episódios de alagamentos com base no histórico recente das chuvas no Rio. – Temos uma previsão de chuva forte para esta quarta-feira. Sempre buscamos atuar nos pontos recorrentes da chuva anterior. Todos aqueles pontos afetados no Centro e Zona Sul passaram pelo trabalho preventivo. Os subprefeitos também passaram informações da Zona Norte, Zona Oeste, Barra da Tijuca e Jacarepaguá – acrescenta.

As equipes estarão de plantão por toda a madrugada para atuar em casos que extrapolem os riscos mapeados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Prefeitura do Rio faz operação para prevenir alagamentos na cidadeddr newsletter Prefeitura do Rio faz operação para prevenir alagamentos na cidade

2 COMENTÁRIOS

  1. Favor fazer serviço de limpeza das galerias de esgoto e bueiros, da rua Barata Ribeiro com Siqueira Campos, Hilário de Gouveia com Ab. N. Sra
    de Copacabana, pois toda fez ke chove, as rua firam uma piscina e um cheiro de esgoto muito forte.

  2. Engraçado que aqui na carobinha,mas precisamente na rua pontões com 68,nunca vieram fazer a limpeza de galerias ou bueiros que estão todos assoreadas já mandei mensagem pro 1746 e nunca vieram aqui tá abandonado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui