Neste sábado (23), fiéis comemoraram com missa e procissão a elevação da Igreja de Santa Rita de Cássia, no Centro do Rio, à condição de Santuário Arquidiocesano. A celebração especial foi presidida pelo cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. As informações são do jornal O Dia.
Construída em janeiro de 1751, a igreja é uma das mais antigas instituições católicas das Américas. O padre Wagner Toledo, que está há 14 anos à frente da paróquia, emocionou-se com a novidade. “Eu chorei muito quando soube que seria o primeiro reitor do Santuário de Santa Rita. Ela tem um peso muito grande em minha vida. É um privilégio entrar na história da criação de um santuário, na primeira igreja no mundo fora da Itália. É uma honra”, afirmou o religioso.
Entre os devotos presentes estava a advogada Dinaci Vieira, de 55 anos, que atribui à intercessão de Santa Rita sua cura de um câncer no pulmão diagnosticado em 2023. “Foi um milagre. Eu não tinha recurso, e um monte de gente que estava me devendo passou a me pagar. Consegui o dinheiro para fazer a cirurgia com certa rapidez e, hoje, vivo sem a doença. Depois do procedimento, veio o resultado e não havia câncer nos linfonodos. Eu estava curada”, afirmou Dinaci, ressaltando que visitou a igreja antes da operação.
Para Dinaci, a mudança da igreja para santuário é significativa. “A igreja é um lugar que acolhe, mas um santuário é onde você tem certeza que outras pessoas conquistaram milagres”, disse.
A assistente social aposentada Elizabeth Nunes, de 66 anos, devota de São Jorge, também participou da missa a convite do padre Wagner, que também é responsável pela paróquia dedicada ao santo guerreiro. Elizabeth destacou que “as pessoas têm muita fé em Santa Rita” e comemorou a novidade.
O processo para a elevação ao status de santuário contou com mais de dez mil assinaturas online. Padre Wagner explicou que a igreja recebe fiéis de diversas regiões, incluindo muitos da Baixada Fluminense. “Temos seis a sete missas nos dias da semana. Recebemos gente de todo o estado. Neste domingo (23), quando acabei de dar a bênção na missa das 10h30, um devoto da Suíça, que assistia de forma online, avisou que também recebeu”, disse.
Com a mudança, a paróquia terá mais responsabilidades sociais, afirmou o padre Wagner. “Doamos 150 cestas básicas para pessoas cadastradas e temos atendimento psicológico e jurídico”, explicou.
História de Santa Rita de Cássia
Conhecida como a “Santa dos Impossíveis”, Rita de Cássia chegou ao Brasil através do casal português Manuel Nascentes Pinto e Maria Antônia, que trouxe um quadro pintado a óleo da então beata Rita. A santa foi beatificada 180 anos após sua morte e canonizada pelo Papa Leão XIII em 1900. Protetora das causas impossíveis, mães e esposas que sofrem maus-tratos, Santa Rita é venerada na Basílica de Santa Rita, em Cássia, Itália, onde seu corpo incorrupto é conservado.
Beco da Sardinha renova movimento com elevação da igreja
O empresário Raphael Vidal trabalha para atrair cada vez mais frequentadores ao histórico Beco da Sardinha, próximo à igreja. “Com a Igreja de Santa Rita não foi diferente: fizemos contato com o padre Wagner, divulgamos as missas, vendemos rifas e somos os únicos que abrimos domingo, recebendo os fiéis. Esperamos que isso só cresça ainda mais com a consagração da igreja como santuário”, explicou o empresário. Raphael destacou também a importância histórica do local, incluindo o primeiro Cemitério dos Pretos Novos do país, situado entre o Beco das Sardinhas e o Largo de Santa Rita.
Fiquei muito feliz em saber que será santuário de Santa Rita todos os meus quatros filhos e uma afilhada foram batizados nesta igreja. Sou muito devota de Santa Rita. Participo quando posso nas misaas mas foi minha paróquia de origem. Agora sou catequista na paróquia Santa Rita de Cassia Cg Rio De Janeiro celebrada pelo padre Maurício Mesquita. Muitas graças alcancei através de Santa Rita. Parabéns. Santa Rita Rogai por nós.