Projeto propõe merenda escolar nos fins de semana e férias para alunos carentes do Rio

Projeto de lei prevê oferta de merenda nos fins de semana e nas férias escolares para alunos carentes da rede municipal do Rio. Proposta é do vereador Marcio Ribeiro.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Eduardo Paes em visita à escola municipal Roberto Coelho - Foto: Tátia Barreto

Um projeto em tramitação na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pretende ampliar o fornecimento de merenda escolar para além do período letivo, alcançando os finais de semana e as férias escolares de inverno e verão. A medida, de autoria do vereador Marcio Ribeiro, é voltada a alunos comprovadamente carentes da rede municipal de ensino.

PUBLICIDADE

De acordo com o texto, o serviço será prestado em unidades escolares definidas previamente pela Secretaria Municipal de Educação, levando em consideração critérios de acessibilidade e logística para facilitar o atendimento. Os cardápios devem manter o padrão nutricional das refeições servidas durante o período de aulas, garantindo a qualidade alimentar.

Terão direito ao benefício os alunos cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos, ou aqueles que apresentarem solicitação justificada e passarem por estudo socioeconômico, determina o artigo 4º do projeto.

A triagem e o acompanhamento dos beneficiários ficarão sob responsabilidade conjunta das Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social. O projeto também autoriza a formalização de parcerias com organizações da sociedade civil, ONGs e empresas privadas para ampliar a execução do programa.

A proposta prevê que os recursos necessários para sua implementação sejam cobertos por dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas, se necessário. A regulamentação da medida ficará a cargo do Poder Executivo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Projeto propõe merenda escolar nos fins de semana e férias para alunos carentes do Rioddr newsletter Projeto propõe merenda escolar nos fins de semana e férias para alunos carentes do Rio

3 COMENTÁRIOS

  1. Vai aumentar a gratificação dos diretores das unidades em quantos 200 por cento ? Vai pagar quantas horas extras aos outros funcionários da unidade? Pq quem já tem a estrutura para isso são as creches e escolas.
    Esses funcionários não tem família? Pq vão querer que sirva café, almoço e lanche, ou seja, 8 horas dentro da unidade a toa.
    fora os gatos em água, luz, gás, passagem, etc..

  2. A medida em questão é totalmente desnecessária. Ela apenas contribui para que os pais dessas crianças se abstenham de buscar emprego, perpetuando assim sua situação de vulnerabilidade social. Infelizmente, muitos dependem apenas desses projetos e não procuram se desenvolver profissionalmente, buscando um emprego digno. Esta iniciativa é apenas mais uma que vai mantê-los na “zona de conforto” em que se encontram.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui