Musical sobre Violeta Parra chega a Copacabana com voz crítica e poética da América Latina

Após temporada em São Paulo, “Violeta Parra em dez cantos” estreia dia 3 de abril no Teatro Glaucio Gill. Espetáculo homenageia a artista chilena com música e reflexão social.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Foto: Marcelo Estevão

A vida e a obra da multiartista Violeta Parra, ícone da música e da cultura latino-americana, são tema do espetáculo “Violeta Parra em dez cantos”, que estreia no dia 3 de abril no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, após temporada de sucesso em São Paulo. Com texto de Luís Alberto de Abreu, direção de Luiz Antônio Rocha e atuação de Rose Germano, a montagem é uma homenagem crítica e poética à cantora chilena que deu voz às dores e esperanças de seu povo.

PUBLICIDADE

Reconhecida por composições como “Gracias a la Vida” e “Volver a los 17”, Violeta Parra (1917–1967) também foi poeta, bordadeira, artista plástica e a primeira latino-americana a expor individualmente no Museu do Louvre. Sua produção artística é marcada pela valorização da cultura dos povos originários e pela denúncia das desigualdades sociais. Ao longo da peça, músicas da artista são interpretadas ao vivo pela atriz, acompanhada pelo violonista Luciano Camara.

A montagem é a segunda parte de uma trilogia sobre grandes mulheres latinas, iniciada com “Frida Kahlo, a deusa tehuana” e que terá continuidade com a homenagem a uma brasileira. “Levamos ao público o contato com a cultura chilena que tanto se assemelha à nossa. A figura de Violeta simboliza uma arte decolonial que resiste ao apagamento histórico da cultura latina”, afirma o diretor Luiz Antônio Rocha.

Rose Germano, que também assina a produção, incorpora Violeta a partir de uma conexão íntima com sua própria história. “Falei de mim, da terra seca de onde eu vim… Violeta sorriu e passou longas tardes me contando desventuras de sua vida”, diz trecho do espetáculo. “Assim como ela, tantas outras mulheres artistas brasileiras, como Tarsila do Amaral, Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus, romperam paradigmas e escreveram sua própria história”, destaca a atriz.

A trilha sonora inclui canções emblemáticas como “El Gavilan”, “Arriba Quemando El Sol”, “Rin del Angelito”, além dos sucessos eternizados nas vozes de Mercedes Sosa, Milton Nascimento e Elis Regina. Para a diretora musical Aline Gonçalves, “reencontrar-se com essa música é reencontrar-se com os caminhos que contornam nossa América”.

Serviço
Espetáculo: Violeta Parra em Dez Cantos
Temporada: de 3 a 25 de abril de 2025
Dias: quintas e sextas-feiras
Horário: 20h
Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/nº – Copacabana
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)
Classificação: 12 anos
Duração: 1h10
Capacidade: 150 lugares
Venda online: funarj.eleventickets.com
Bilheteria: a partir das 15h nos dias de apresentação (sábados e domingos a partir das 14h)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Musical sobre Violeta Parra chega a Copacabana com voz crítica e poética da América Latinaddr newsletter Musical sobre Violeta Parra chega a Copacabana com voz crítica e poética da América Latina
lapa dos mercadores 2024 Musical sobre Violeta Parra chega a Copacabana com voz crítica e poética da América Latina

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui