O megaferiado que ocorrerá no Rio de Janeiro neste mês de abril, com início na Sexta-feira Santa (18/04) e término no Dia São Jorge (23/04), passando pelo Dia de Tiradentes (21/04), promete fomentar a economia de destinos turísticos em todo o estado. Na Região Serrana, por exemplo, uma das mais procuradas em território fluminense, o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), entidade apolítica e sem fins lucrativos que representa a cadeia produtiva da Cidade Imperial, prevê injeção de cerca de R$ 30 milhões na economia local no referido período, considerando rede hoteleira; bares e restaurantes; e prestação de serviços.
A nível nacional, de maneira geral, o feriadão termina em 21/04, segunda-feira, Dia de Tiradentes. No entanto, no RJ, em 23/04 (quarta), é celebrado o Dia de São Jorge, feriado estadual, fazendo com que o dia 22/04 seja ponto facultativo, de acordo com decreto assinado pelo governador Cláudio Castro, publicado em Diário Oficial nesta terça (01/04).
Segundo o PC&VB, muitos turistas de estados como Minas Gerais e São Paulo, devido à relativa curta distância para Petrópolis, devem visitar a cidade durante o período dos feriados.
”Petrópolis se beneficia dessa coincidência de feriados, pois possui uma ampla variedade de experiências para oferecer. Seja para aqueles que desejam explorar a história da cidade nos palácios e museus, para os apaixonados por gastronomia, que encontram aqui um roteiro repleto de sabores, ou ainda para os aventureiros, que podem aproveitar as trilhas e cachoeiras da região”, destaca Fabiano Barros, presidente do PC&VB.
Variedade de opções
O município conta com uma rede hoteleira variada, que inclui desde charmosas pousadas a hotéis de alto padrão, garantindo opções para diferentes públicos. Ao todo, são mais aproximadamente 6.500 mil leitos em mais de 100 meios de hospedagem.
O setor gastronômico, um dos pontos fortes do turismo local, com mais de 350 estabelecimentos, também se prepara para receber os visitantes, com menus especiais que valorizam ingredientes locais e harmonização com as premiadas cervejas artesanais produzidas na região. ”Os restaurantes e bares da cidade já estão se organizando para atender a alta demanda, apostando em experiências únicas”, acrescenta Fabiano.
Já para aqueles que procuram atividades ao ar livre, Petrópolis reserva vivências como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos e turismo rural em áreas como Bonfim, Secretário, Araras e Brejal, com direito a passeios de bicicleta e cavalgadas em meio à natureza.
O turismo cultural também segue forte, com atrativos como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e as tradicionais visitas guiadas aos casarões históricos, que ajudam a contar a história do Brasil.