Policiais civis da 15ª DP (Gávea), em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo realizaram uma operação, nesta quarta-feira (02/04), que mirou uma organização criminosa especializada em assalto a imóveis de luxo. Sete pessoas foram presas durante as ações que cumpriram mandados tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no paulista.
De acordo com a distrital, a investigação começou a partir de um crime, que aconteceu em junho do ano passado, quando quatro criminosos invadiram uma casa no Jardim Botânico, no Rio, e realizaram o assalto. Na ocasião, os criminosos, que vieram de São Paulo, permaneceram na comunidade do São Carlos, onde tiveram apoio da facção criminosa que atua na localidade. Os traficantes forneceram um veículo e um taxista que atuou como batedor, conduzindo os assaltantes até a residência previamente selecionada. Após o crime, as joias roubadas foram vendidas ainda na Comunidade do São Carlos, para um ourives de Copacabana, pelo valor de R$ 31.600. O valor foi dividido entre a quadrilha e os traficantes da comunidade.
A ação deflagrada é um desdobramento da investigação, que mirou agora os demais envolvidos que cometem o crime, sendo identificados todos os integrantes de organização, desde os autores do assalto até os receptadores e beneficiários financeiros. Dos sete presos, quatro foram os assaltantes, um foi o ourives e outras duas pessoas envolvidas na organização criminosa. O taxista que atuou no crime, já encontra-se preso desde 2024 quando foi identificado pela Polícia Civil.
As investigações continuam para identificar demais integrantes da organização criminosa, quanto os traficantes da comunidade São Carlos que ajudaram os assaltantes.