Neste sábado, dia 5 de abril de 2025, às 16h30, o grupo de dança contemporânea Laboratório 60 realiza uma apresentação inédita e gratuita no Paço Imperial, durante a exposição Fazer o ar, da artista Iole de Freitas. O espetáculo, intitulado Atrás do ar, é fruto de um ano de convivência do grupo com a artista em seu ateliê, e será encenado no espaço expositivo, em diálogo direto com as obras.
Formado por Bea Aragão, Bento Dias, Cecília Carvalhosa, Gil Duarte e Ísis Lua, o grupo criou a performance a partir da observação do processo de criação da artista. “É o resultado nos nossos corpos do que foi o convívio no ateliê da artista, acompanhando o nascer das obras e o processo de trabalho”, afirmam os integrantes.
Com curadoria do poeta Eucanaã Ferraz, a exposição apresenta 16 trabalhos inéditos, entre eles os “Mantos”, grandes volumes em papel glassine com até quatro metros, preenchidos com ar e moldados com água, areia e cola. Também integram a mostra a série “Algas”, esculturas em aço inox, e a obra “Escada”, que ganha montagem inédita no espaço e inclui um vídeo com performance da artista ao lado do neto, Bento Dias.
“Iole soprou nele. Deu a ele o sopro da vida. O papel, agora, está vivo. Veja: ele respira”, escreve o curador Eucanaã Ferraz, ao comentar o processo de transformação do material que originalmente serviria apenas para proteger obras de arte.
Além do destaque para os volumes brancos, um único Manto vermelho remete à memória da artista com a dança contemporânea, vivência que ecoa também na proposta performática do grupo Laboratório 60, estabelecendo uma conexão entre corpo, gesto e matéria.
Serviço:
Espetáculo “Atrás do ar” – Laboratório 60
Data: 5 de abril de 2025 (sábado)
Horário: 16h30
Local: Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita