No dia 19 de Fevereiro, também conhecido como último sábado, o site TomoNews publicou um vídeo satirizando a poluição na Baía de Guanabara e o Rio 2016. O que é bem a cara deles, que noticia com animações engraçadinhas e levando ao exagero, e seria logo esquecido se não fosse a imprensa carioca alardeando.
A notícia que ficou como destaque em vários jornais cariocas teve, no site do TomoNews, 1.421 visualizações!!! O próprio site não pode ser considerado “imprensa internacional”, não tanto como é uma CNN, ou a BBC, que é o que passa manchetes como essa de O Dia:
Ou mesmo dar a importância indevida como a do Jornal do Brasil em um editorial pedindo resposta do Comitê Olímpico:
O TomoNews é um site de humor com notícias, é uma piada sem graça? Sim, altamente! Peca pelo exagero, totalmente, mas é isso que fazem. Mas seria o mesmo que tratar um site como o Não Salvo ou o KibeLoco como representantes da imprensa brasileira.
E, temos de entender, ao aceitar que os Jogos Olímpicos fossem em nossa cidade os olhos do mundo se voltaram para cá, tanto pelo lado bom, como pelo ruim. Mas não é criticando sites de humor (por mais sem graça que seja) ou de notícias que resolveremos o problema.