Por Silvana Vargas
A última quinzena do ano lembra uma série de coisas que não nos damos conta ao longo dos outros trezentos e cinqüenta dias que o antecedem. Natal é tempo de curtir a família, presentear e trazer à tona a solidariedade e fraterna amizade que deveria mover todo o planeta, sempre.
Se presentear é sinônimo de levar ao próximo o que há de melhor de si, livros se apresentam como uma excelente opção.
Nossa cidade conta com livrarias de todos os tipos, desde as mais tradicionais e centenárias como a centenária Casa Cruz (dez filiais no Estado) até charmosas opções de livraria com cafeteria que amplia o ambiente convidativo e aconchegante, espaço eleito pela inteligentzia carioca.
Aos “ratos” de livrarias e bibliotecas, com faro para o que interessa, recomendo as feiras de livros. Nestas ocasiões, (no momento acontece uma na Praça Nossa Senhora da Paz – Ipanema e em frente a Central do Brasil) os autores se misturam e ficamos tentados a experimentar de tudo. Seria uma espécie de magia? Algo assim ao modo dos iniciados, à maneira dos bruxos?
E não esqueçamos dos sebos situados no Centro. Ali, é gritante o contraste entre o mundo das palavras dispostas em sentido poético e o mundo da realidade terrivelmente exposta. Áreas exclusivas para decifrar o humano convívio com os cuidadosos, perfeccionistas e detalhistas livreiros.
É isso aí , estou sugerindo e convocando os leitores do Diário do Rio que incluam livros em suas compras esse ano. Os amigos agradecem. Se você acertar no gosto do namorado(a), vai ganhar pontos e outros agrados também.
Só mais uma sugestão: Passeie livremente pela livraria e só depois de algum tempo solicite o livro desejado ao vendedor. Só assim irão saborear deste néctar como os apreciadores dos famosos vinhos e dos legítimos cubanos.
Para os mais distraídos , vou me arriscar sugerindo alguns títulos atuais garimpados em andanças recentes pelas livrarias e sebos.
Foto: Árvore de Natal à noite por Antonio Carlos Fernandes da Silva Filho
A Estátua, O Pássaro e a Tartaruga (Praça Nossa Senhora da Paz) por Crazy Souza