Se há um mercado que não deve sofrer com crise é o de cerveja, se não bastasse o tanto de eventos de cervejas artesanais (neste fim de semana, por exemplo, tem o Cerva Rio) a cervejaria Itaipava registrou de janeiro a março deste ano registrou crescimento de 2% (de 13,70% para 15,70%) no share do mercado, somente na capital fluminense. O montante representa aumento no volume de vendas de mais de 180 milhões de litros de cerveja. No mesmo período a marca registrou crescimento de 1% em todo o estado do Rio (de 16,20% para 17,20%).
Segundo Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis, o crescimento é resultado do foco especial dado ao Rio de Janeiro desde o início do ano para ampliar o crescimento da marca e a penetração no mercado da região com um dos maiores índices de consumo de cerveja do país.
Mudanças na marca
Considerada a mais profunda mudança da marca, a tradicional lata branca de Itaipava dá lugar a novos elementos e color code, o dourado ganha destaque e o vermelho característico adquire novo tom, mais escuro.
Simplicidade, autenticidade e ousadia da marca foram as bases dessa mudança, que aconteceu após um ano e meio de trabalho das equipes de marketing, embalagem, institutos de pesquisa e branding, liderados pela agência FutureBrand.
Até o fim de 2016, as gôndolas de todo o país terão a Itaipava Pilsen com novo design. Pontos de vendas, geladeiras, banners e outros materiais visuais também serão renovados.