Programação da Casa da Finlândia na Rio 2016

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Finland House

A Finlândia também está com uma das 52 casas temáticas da Rio 2016. E está uma programação bem, a Casa Finlândia incluir Papai Noel vindo da Lapônia, games educativos, escola temporária, palestras e workshops sobre educação, encontros para promover negócios na área de tecnologia limpa e torcida olímpica. Começando amanhã, 12 de agosto e indo até 21 de agosto, a Casa da Finlândia, instalada na Casa França-Brasil, será o coração dos finlandeses no Brasil, com eventos para agradar de crianças a executivos, passando por professores e amantes do esporte.

Duas das maiores forças da Finlândia estarão representadas na Casa: Educação e Tecnologias Limpas, áreas em que o país se destaca entre os melhores do mundo, no topo de rankings internacionais.

A abertura, no dia 12, terá evento do comitê Olímpico Finlandês e autoridades do Brasil, da Finlândia, e do Comitê Olímpico Internacional, além de atletas finlandeses e do Papai Noel, apenas para convidados. Nos dias 13, 14, 20 e 21 de agosto, a casa abrirá as portas aos visitantes olímpicos e crianças. Faltando ainda 4 meses para o Natal o carioca vai poder conhecer o verdadeiro Papai Noel veio da Lapônia para o Rio e estará disponível para o público para tirar fotos com a criançada, sem nenhum custo.

Durante esses mesmos dias, a Casa da Finlândia terá atrações digitais especiais para as crianças e adultos, que poderão brincar com jogos educativos e aprender mais sobre o país europeu e sobre matemática de um jeito divertido, além de experimentar um jogo que simula a pesca no Ártico e outro que promove atividades físicas e esporte. Todas as atividades serão gratuitas.

Tecnologia limpa

Finland House 1

Nos dias 15 e 16 de agosto, o enfoque da Casa da Finlândia será a sustentabilidade e os negócios. Empresários estarão no Rio para mostrar a reconhecida vanguarda finlandesa em tecnologia limpa, setor que faturou cerca de 30 bilhões de euros em 2015 naquele país. Mais de 40% do financiamento público finlandês no setor de pesquisa e desenvolvimento vai para as áreas de energia e meio ambiente e mais de um terço dos investimentos do governo do país são feitos em tecnologia limpa.

A Finlândia aparece no topo de diversos rankings internacionais, se destacando entre outros países no que se refere a ecoinovação. No Rio, a Cleantech Finland, entidade que reúne as maiores empresas de tecnologia limpa da Finlândia, promoverá evento para mostrar inovações. “Nosso foco está principalmente nas áreas de construção sustentável eficiente, soluções de energia, tratamento de água e resíduos e sustentabilidade em mineração. A Finlândia é o país mais “verde” do mundo, de acordo com o Environmental Performance Index de 2016”, afirma Ilkka Homanen, chefe do setor industrial da Cleantech. Cerca de 20 empresas finlandesas do segmento já possuem filiais no Brasil, e mais de 70 outras têm representantes no país.

Educação

Finland House 3

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, a Casa da Finlândia vai ser um centro de troca de experiências em educação, área em que o país se destaca como um dos melhores do mundo.

O público poderá assistir a palestras sobre como a tecnologia e o aprendizado podem ser combinados pedagogicamente de maneira interessante e eficaz e sobre como o sistema educacional da Finlândia se tornou um exemplo para outros países, com a presença da Ministra de Cultura e Educação do país, Sanni Grahn-Laasonen. O evento também terá workshops sobre intercâmbio de professores brasileiros que estudaram na Finlândia, e também sobre tecnologias educacionais. “Os jovens estão usando tecnologia todos os dias para compartilhar aprendizado, aprender e se comunicar. A escola não pode ser uma ilha, tem que seguir o mundo moderno”, afirma Riitta Vänskä, gerente de programas da Education Export Finland, organização que promove a educação finlandesa.

Os visitantes também poderão experimentar a excelência finlandesa em métodos de aprendizagem interativos e jogos. Eles poderão brincar com um jogo educativo da empresa Seppo, que tem conteúdo sobre a Finlândia como um destino de viagem e país de tecnologias limpas de classe mundial e educação de alto nível, e conhecer a plataforma online da Muuvit, que combina esportes e aprendizagem e serve como uma ferramenta para os professores inspirarem as crianças a adquirir um estilo de vida ativo e aprender de uma forma divertida e interdisciplinar. O público também pode se familiarizar com uma ferramenta de linguagem interativa da Sanako, com a possibilidade de testar traduções ao vivo, por exemplo, do Português para o Finlandês ou Inglês e se divertir com um interessante jogo de matemática da 10Monkeys.

Uma escola temporária (Pop Up School) será criada para atender filhos de atletas e de funcionários do Comitê Olímpico da Finlândia, além de crianças de outras nacionalidades que saibam falar inglês, finlandês ou francês. Os professores virão especialmente da Finlândia para as aulas, e um deles sabe até Português, para interagir com as crianças que só falam esse idioma. Eles terão aulas de respeito, tolerância e cooperação, temas relacionados ao espírito olímpico. A classe terá capacidade para 30 alunos, dos 6 aos 12 anos de idade. Entre as atividades dos estudantes no Rio, estão a interação com as novas tecnologias educacionais e atividades artísticas. Para participar da Pop Up School, os pais devem inscrever suas crianças no site: http://www.kisakallio.fi/fi/lomake/PopUpSchool. As aulas vão acontecer de 17 a 19 de agosto.

Casa da Finlândia

Endereço: Casa França-Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro do Rio de Janeiro.

Programação

12 de agosto (sexta-feira)
17h – Cerimônia de abertura da Casa da Finlândia, para convidados.

13 de agosto (sábado) e 14 de agosto (domingo)
Das 10h às 18h – Papai Noel estará disponível para fotografias. Crianças poderão brincar com jogos educativos. Evento aberto ao público, com entrada gratuita.

15 e 16 de agosto (segunda e terças-feiras)
Eventos sobre iniciativas de tecnologia limpa da Finlândia e arte. Apenas para convidados.

17 de agosto (quarta-feira)
Das 9h às 13h – Evento sobre tecnologia limpa, apenas para convidados.
Das 14h às 18h – Casa aberta ao público (entrada gratuita) para evento de educação.
14h às 14h30 – Palestra da Education Export Finland, entidade sobre educação finlandesa

14h30 às 15h – Palestra sobre a Pop Up School
15h às 16h – Palestra sobre o programa de intercâmbio de professores brasileiros na Finlândia – Professores para o Futuro
16h às 16h30 – Palestras da Skills Finland e da empresa de jogos educativos Seppo.io
16h30 às 17h – Palestra “Como a educação finlandesa se tornou o que é hoje”
OBS: Das 13h30 às 18h alunos da Pop Up School terão atividades na Casa da Finlândia, inclusive na galeria de arte montada no local.

18 de agosto (quinta-feira)
Das 9h às 12h – Evento sobre tecnologia limpa, apenas para convidados.
Das 13h às 18h – Casa aberta ao público (entrada gratuita) para evento de educação.
13h30 às 15h – Apresentação da empresa de jogos educativos Muuvit Brazil
15h às 16h – Palestra sobre o programa de intercâmbio de professores brasileiros na Finlândia
16h às 16h30 – Palestras da Skills Finland e da empresa de jogos educativos Seppo.io
16h30 às 17h – Palestra “Como a educação finlandesa se tornou o que é hoje”
OBS: Das 13h30 às 18h alunos da Pop Up School terão atividades na Casa da Finlândia, inclusive na galeria de arte montada no local.

19 de agosto (sexta-feira)
Casa aberta ao público (entrada gratuita) para evento de educação.
10h às 10h45 – Palestra da Ministra da Cultura e Educação da Finlândia, Sani Grahn-Laasonen
10h45 às 11h45 – Palestra sobre o programa de intercâmbio de professores brasileiros na Finlândia – Professores para o Futuro
11h45 às 12h – Palestra da empresa de jogos educativos Muuvit
12h às 12h15 – Cerimônia de “graduação” dos alunos da Pop Up School
12h30 às 12h35 – Palestra da Skills Finland
13h às 15h – Conferências na galeria de arte da Casa da Finlândia:
– “Programas de educação do Instituto Ibero-americano da Finlândia” (realizada por Auli Leskinen, PHD em Arte)
– “A arte como janela para o aprendizado. Experiências e perspectivas em educação através da arte na Finlândia” (realizada por Hannah Kaihovirta, PhD em Arte)
– “Conexões entre a arte finlandesa e brasileira na fotografia” (realizada por Jarkko Wickstrom, coordenador de Educação e Ciência da Embaixada da Finlândia no Brasil)
– Notas sobre fotografia e educação artística no Brasil (conduzida por Antonio Fatorelli, PHD em Arte)
OBS: Das 9h às 12h30 alunos da Pop Up School terão atividades na Casa da Finlândia, inclusive na galeria de arte montada no local.

20 de agosto (sábado)
Das 10h às 17h – Papai Noel estará disponível para fotografias. Crianças poderão brincar com jogos educativos. Evento aberto ao público, com entrada gratuita.
19h às 0h – Festa para assistir à disputa de lançamento de dardo na categoria masculina. Evento aberto ao público, com entrada gratuita.

21 de agosto (domingo)
Das 10h às 16h – Papai Noel estará disponível para fotografias. Crianças poderão brincar com jogos educativos. Evento aberto ao público, com entrada gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Programação da Casa da Finlândia na Rio 2016

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui