Subúrbio carioca, esse espaço democrático, repleto de diversidade e que apesar de muitas vezes esquecido pelos nossos governantes, pulsa com força, com garra e com um sorriso imenso desse povo que é raíz e não troca a zona norte por nada!
A gente listou 9 coisas imperdíveis pra fazer no subúrbio do Rio e se divertir de montão!
1- Visitar a Praça 2
Pra galera do subúrbio isso não é nenhuma novidade: O polo de decoração de Vigário Geral é programa certo para quem quer dar um “tapa no visú” do apê ou da casa sem precisar ter que vender um rim pra isso. hehehe
Desde espelhos, quadrinhos, tapetes, vasos, mantas, utensílios, à moveis, tem de tudo lá!
A dica é ficar de olhos BEM ABERTOS, ter atenção e foco, pra não perder boas oportunidades!
2- Beber no Baixo Méier
Quem é do Méia não Bobéia, já diz o ditado!
A região próxima à estação de trem do bairro, abriga uma grande quantidade de bares e restaurantes. O local é conhecido como Baixo Méier e virou ponto de encontro da boemia do subúrbio.
3- Visitar a Feira das Yabás
Encontro de samba e de culinária típica do subúrbio carioca, realizado todo segundo domingo de cada mês, a Feira das Yabás reúne barracas de tias de Madureira que preparam deliciosas receitas da gastronomia afro-brasileira.
4- Almoçar na CADEG
A CADEG também é um polo gastronômico, localizado em Benfica e cheio de história pra contar!
A essência e atmosfera de “mercadão” atrai muitos visitantes que procuram as delícias da culinária portuguesa, o mercado de flores e vinhos para abastecer as adegas!
5- Dançar no Baile Charme do Viaduto
O Baile do Viaduto de Madureira é o maior baile charme do Brasil a mais de 25 anos.
Acontece no “Espaço Cultural Rio Hip Hop Charme” periodicamente todos os sábados a partir das 22h, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, em Madureira.
O baile tem os seus DJs residentes e sempre recebe DJs convidados e atrações diversas em datas especiais.
Os preços são populares e mantém o valor baixo de entrada mesmo em bailes especiais com grandes atrações.
6- Visitar o Parque de Madureira
Com mais de 3,15km de extensão, o Parque Madureira leva diversão, lazer e cultura para a região.
Quadras de vôlei, basquete e futebol, além de um campo de grama sintética para partidas de futebol dividem o espaço com fontes, riachos, quiosques, pista de skate, pomar e brinquedos.
7- Comer a batata frita de Marechal Hermes
Quem fala que batata frita é tudo igual, é porque nunca experimentou essa delicia de iguaria do melhor street food do Rio: As barraquinhas de Marechal Hermes!
Fiz um post aqui contando a nossa experiência lá!
Já aviso que dê gourmet não tem nada! É servido numa quentinha, dentro de uma sacolinha plástica, joga uns bacons, umas linguiças, uns frangos à passarinho, uns cheddar coloridos e pronto! Bon Appetit! rs
8- Se divertir na Feira de São Cristóvão
O mais importante pólo da cultura nordestina no Rio de Janeiro merece E MUITO a nossa visita!
É a opção carioca arretada para comprar, comer e se divertir, pois oferece artesanato, comida boa (Não deixem de ir ao restaurante Conexão Mandacaru! Além do ótimo atendimento, a comida é bem servida e deliciosa! Virei fã de verdade!), bebida, folclore e muita música!
9- Curtir o Samba do Trabalhador
Antes de crescer e reunir cerca de mil pessoas a cada edição, o Samba do Trabalhador começou como uma reunião para amigos músicos relaxarem após os fins de semana de trabalho.
Toda segunda, o Clube Renascença abre suas portas para o Samba do Trabalhador, uma das mais animadas rodas de samba dos Rio, sob o comando do sambista Moacyr Luz!
Gostou do que viu por aqui? Tem dicas de outras coisas bacanas pra fazer no subúrbio do Rio? Comente! Escreva pra gente! flavia@diariodorio.com
Até a próxima!