O livro é composto por histórias e imagens de prédios antigos localizados na cidade do Rio de Janeiro.
Rafael conta que a motivação para essa segunda edição teve muita influencia externa: “Desde a criação da página ‘Rio Casas & Prédios Antigos’, as pessoas me pediam para transformar a iniciativa em livro. Fiz o primeiro passaram a pedir outro. Como a página tem um fluxo constante de material, decidi fazer o livro dois”, afirma Rafael.
O projeto “Rio – Casas & Prédios Antigos” foi iniciado na internet há quatro anos. No Facebook, a página tem quase 20 mil curtidas. Depois da ideia de Rafael, diversas outros sites similares surgiram em todo o Brasil.
As fotos do livro dois da série “Rio – Casas & Prédios Antigos” tem fotografias de Guilherme Tarabini e gravuras de Durval Amorim, da página “No Rio de Bike”. A foto de capa é da Casa de Laranjeiras, nova filial na Zona Sul da Sergio Castro Imóveis, tradicional imobiliária que patrocinou a primeira obra de Rafael Bokor e volta a patrocinar a nova edição. A Casa de 1920 foi restaurada pela imobiliária com a consultoria de Marcio Roiter, do Instituto Art Déco Brasil
Cada prédio citado no livro terá, em média, de 10 páginas, entre textos, fotos e gravuras. Serão cerca de 30 imóveis destacados na obra.
“Os prédios que estão na página e nos livros são, quase sempre, residenciais. Por isso, o interior deles só é visto por quem mora neles. Muitas vezes, a parte de dentro dessas construções históricas é mais bonita que a de fora. O livro vai mostrar detalhes que normalmente não vemos, pois só passamos pelo lado de fora”, aponta Rafael Bokor.
Através do trabalho realizado na página e nos livros, Rafael promove passeios, justamente para mostrar essas belezas internas, guardadas no interior dos prédios.
“São verdadeiros pontos turísticos escondidos. Os elevadores, os halls, escadas, muitas dessas construções têm detalhes fantásticos em sua arquitetura interna”, afirma o autor.
Em 2015, o Diário do Rio publicou matérias sobre o financiamento e o lançamento do primeiro livro da série.