O mais novo projeto artístico do premiado fotógrafo carioca Rafael Duarte é o livro RIO. A obra, que busca revelar ângulos inusitados da Cidade Maravilhosa, tem 200 páginas com fotografias em preto e branco, Editora Bambalaio.
“O desafio foi documentar nos cenários atuais o encontro entre o presente e o passado, com elementos que remetem à história do desenvolvimento da cidade. O resultado foi um livro delicadamente editado, que traça um mapa fotográfico do Rio de Janeiro”, destaca o autor.
Em RIO, o fotógrafo traz uma série de imagens que revelam novos olhares sobre paisagens já conhecidas. O livro, que tem prefácio assinado por Sergio Surgi, um dos principais especialistas na obra do fotógrafo Marc Ferrez do Brasil, foi lançado na semana de aniversário da cidade.
“Esse duradouro e intenso processo me ensinou o poder transformador da imersão em um projeto fotográfico, a importância de uma dedicação a longo prazo e a maturidade que o tempo traz às questões conceituais de uma obra. E, no lado pessoal, a oportunidade de renovar a minha conexão com a cidade em um espaço a ser redescoberto pelo nosso desejo, iniciativa e olhar. Sinto que a fotografia foi o salvo-conduto para eu explorar o meu lugar de origem nessa jornada épica”, analisa Rafael sobre o resultado do trabalho.
Parabéns aos idealizadores pela maravilhosa iniciativa.