Decisão do STF pode libertar os deputados presos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Internet

Festa em Bangu, ou seja, lá onde estão os deputados estaduais presos durante a operação Furna da Onça. É que nesta quarta-feira, 08/05, o presidente do STF, Dias Toffolli, surpreendeu a todos e mudou o seu entendimento de estender a possibilidade de imunidade de prisão para deputados estaduais. Agora, as assembleias legislativas têm poderes para revogar prisões ou medidas cautelares impostas pelo Judiciário contra deputados. Assim o placar ficou 6 a favor e 5 contra.

E como isso afeta o Rio de Janeiro? Recentemente, esses deputados presos tomaram posse, dentro da prisão, mas quem assumiu foram os suplentes. Os quais já estão lá exercendo suas funções de legisladores. Mas com esse novo entendimento do STF, os deputados presos podem ser soltos e ocupar os cargos.

De acordo com o cientista político e colaborador do Diário do Rio, Bruno Kazuhiro, “A mudança de posicionamento do ministro Toffoli, que na prática muda o placar da votação e altera o entendimento do STF, gera ainda mais insegurança jurídica no já caótico caso dos deputados estaduais eleitos no ano passado que, por estarem presos preventivamente, não puderam tomar posse na Alerj. Os suplentes já estão atuando e agora não se sabe se a Assembleia decidirá pela liberdade dos titulares, se essa liberdade será concedida pela Justiça e como fica a situação dos suplentes. Como sempre, faltam regras claras que organizem nossas instituições e evitem que ocorra o que é imoral, mesmo que seja legal”.

Pois é, enquanto isso vamos levando a vida.

Advertisement

Os deputados presos são: Anderson Alexandre (SD), André Corrêa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Luiz Martins (PDT), Marcus Abrahão (Avante) e Marcus Vinicius “Neskau” (PTB).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Decisão do STF pode libertar os deputados presos
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. QUER SABER?
    ESTAMOS PRECISANDO DE UMA LIDERANÇA VERDADEIRAMENTE DISPOSTA A ACORDAR O POVO DESTA NAÇÃO PARA PASSAR O RODO E COMEÇARMOS A RECONSTRUIR O BRASIL, DO ZERO./
    ATÉ QUANDO? MEU POVO.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui