Um dos mais tradicionais clubes do Brasil, o Iate Clube do Rio de Janeiro é quase centenário e já recebeu muitas visitas ilustres. E continua na crista da onda.
Batizado de Fluminense Yacht Club, englobando atividades relacionadas a lanchas, aviação, tiro aos pombos (sim, era normal na época) e tênis, o espaço foi inaugurado em 1920.
A localização, privilegiada sim, foi importante para que muitos grandes acontecimentos ocorressem no Clube. Uma das primeiras corridas de lancha do Brasil, promovida em 1932, aconteceu às margens da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar, onde fica o espaço.
Nos anos seguintes, foram incorporadas as atividades de esqui aquático, vela, pesca e pesca submarina. Ao longo de sua história, obteve muitas glórias nos esportes náuticos. Com atletas que participaram gloriosamente de competições nacionais e internacionais, inclusive em Jogos Olímpicos.
O Iate Clube do Rio de Janeiro recebeu visitas de diversas personalidades internacionais como a Rainha Elizabeth, Príncipe Charles, Nat King Cole e o Príncipe Frederik da Dinamarca.
Desde o final da década de 1940, o Iate Clube do Rio de Janeiro sedia diversas regatas de prestígio internacional, como a Buenos Aires – Rio, Cape to Rio, BT Global Challenge e vários outros campeonatos sul-americanos e mundiais das mais variadas classes de vela.
Com quase 100 anos, o Iate Clube do Rio está de vento em poupa, na crista da onda.
Bem que poderiam voltar com esse esporte de tiro ao pombo.
A população de pombos deveria, de alguma forma, ser controlada.